🌱SE LIGA NOS CUIDADOS COM AS PLANTAS MEDICINAIS!🌱

A história do uso de plantas medicinais, desde os tempos remotos, tem mostrado que elas fazem parte da evolução humana e foram os primeiros recursos terapêuticos utilizados pelos povos. Pode-se afirmar que o hábito de recorrer às virtudes curativas de certos vegetais se trata de uma das primeiras manifestações do antiquíssimo esforço do homem para compreender e utilizar a natureza como réplica a uma das suas mais antigas preocupações, aquela originada pela doença e pelo sofrimento.

As plantas medicinais possuem várias propriedades capazes de atuar na prevenção e cura de doenças. Os seus principais benefícios envolvem a presença de substâncias analgésicas, digestivas, expectorantes, antiespasmódicas, anti-inflamatórias, aperientes, diuréticas, cicatrizantes, antissépticas, ansiolíticas, sedativas entre outras.

Para fazer um bom uso de suas plantas medicinais e aproveitar ao máximo das propriedades oferecidas por elas, é necessário seguir algumas orientações:

👉Sempre confira se as partes das plantas estão em bom estado, elas devem tá íntegras, novas, sem mofos e sem insetos.

👉 É importante saber qual parte da planta deve ser utilizada como medicinal.

👉Algumas plantas podem ter o mesmo nome popular e ser de espécies diferentes. Dessa forma, é importante que se conheça bem a planta que será utilizada.

👉Adquira suas plantas medicinais em locais confiáveis.

👉Conheça a forma correta de preparar o remédio com a planta medicinal.

Fontes:
Blog Saúde: “Plantas medicinais: para que servem e como utilizá-las com segurança”
PLANTAS MEDICINAIS: HISTÓRICO E CONCEITOS. Autora: Clara Lia Costa Brandelli

Por Arthur Cenda, Taillane Matos, Yasmim Ferreira
Categoria: Plantas Medicinais