A casca de ovo possui vários nutrientes de grande importância para as plantas, como cálcio, magnésio e potássio. Não adianta colocar a casca de ovo diretamente sobre a terra, pois leva muito tempo até esse material sofrer decomposição para que a planta absorva os nutrientes. Para melhorar a disponibilidade destes nutrientes, as cascas deverão ser trituradas até formar uma farinha fina.
Fazer esse adubo com cascas de ovo é um processo simples e sustentável. Veja o passo a passo a seguir:
- Guarde um número considerável de cascas de ovo, lembrando sempre de lavar após o uso para retirar restos do alimento;
- Coloque essas mesmas cascas de ovo para secar (preferencialmente à sombra para preservar o nitrogênio presente);
- Após as cascas secarem por completo, triture as mesmas em um liquidificador ou processador de alimentos, até resultar em um pó;
- Depois de triturado, conserve este adubo em um local seco, dentro de um recipiente fechado. A farinha possui validade de aproximadamente seis meses.
Deve-se utilizar uma colher de café do adubo em vasos pequenos e de duas a três colheres em vasos maiores. É recomendada essa adubação a cada 40 dias. Para uma aplicação com maior frequência, a dose pode ser dividida.
Este adubo pode ser utilizado em diversos tipos de plantas e solos, porém vale ressaltar que o mesmo pode deixar o solo ligeiramente alcalino. Em plantas que precisam de um solo ligeiramente ácido, deve ser utilizado uma quantidade menor, já que pode influenciar o pH do solo.
Fontes: BELIN, 2019
FIGUEREDO, 2016
FLORIOS, 2016
Por Emanuel Leite e Emilly Ribeiro
Categoria: Arborização