HÁBITOS ALIMENTARES 🥦🍎🥕🍅

A alimentação tem sido associada ao processo de desenvolvimento do câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso), reto, próstata, esôfago e estômago. Existem alimentos que o consumo regular contínuo parece fornece ambiente propício para o crescimento de célula cancerosa, sua multiplicação e disseminação. Incluídos neste grupo estão os alimentos ricos em gorduras como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguiças e mortadelas.

Há os alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos, como os nitritos e nitratos. Estes são utilizados como forma de conservantes de alimentos como (picles, salsichas, embutidos e alguns tipos de enlatados) que se transformam em nitrosaminas no estômago.

Essas substâncias possuem potente ação carcinogênica e são responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago observados em populações que consomem alimentos com essas características de forma abundante e frequente. Já os alimentos defumados e o consumo de churrascos são ricos em alcatrão proveniente da fumaça do carvão, substância também encontrada na fumaça do cigarro e possui ação carcinogênica.

Os alimentos os quais o sal serve como forma de preservação também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago principalmente em localidades em que é comum o seu consumo. Exemplos desses alimentos são carne-de-sol, charque e peixes salgados. Além disso, é importante sempre observar a quantidade de sódio nas tabelas nutricionais dos produtos antes de comprá-los. Sendo assim, um estilo de vida saudável, como uma dieta equilibrada, prática de atividades físicas regulares, ajudam a melhorar o sistema imunológico e a prevenção primária da doença.

A adoção de uma dieta rica em frutas, vegetais, cereais e leguminosas, que contém pouca carne vermelha, pouco sal e não consiste no consumo de carne processada, pode ajudar na prevenção do câncer.

Por: Ana Kívia e Augusto Marques
Categoria: Alimentação Saudável
Fonte: Centro de Combate ao Câncer