A economia circular é um conceito fundamentado na inteligência da natureza e que se contrapõe ao método produtivo linear, onde os resíduos são insumos para a fabricação de novos produtos.
A economia circular sugere uma modificação em toda a modo de consumir, do design dos produtos até nossa relação com as matérias-primas e resíduos.
Hoje em dia, nosso sistema produtivo trabalha de forma linear, o que não é sustentável devido à exploração exagerada de recursos naturais e a enorme acumulação de resíduos.
No sistema linear, o desenvolvimento econômico estar amarrado ao consumo de recursos finitos, o que causa o risco urgente de esgotamento de matérias-primas. Com menos recursos disponíveis, há custos cada vez mais elevados de extração, o que acarreta inconstância e incerteza em relação ao futuro.
A economia circular vem sendo edificada de modo dinâmico nas últimas décadas e abraçada por vários setores da sociedade. Ela apresenta um novo modelo de pensamento e organização social e econômica, com a habilidade de clarear o desafio de alteração dos exemplos atualizados de desenvolvimento industrial e econômico.
É uma ideia mobilizadora, que sinaliza a probabilidade de interações favoráveis entre os seres humanos e o planeta, em uma visão positiva de futuro.
Por: Luiz Henrique Santana
Categoria: Mobilização Ambiental
Fonte: Ideia Circular