Integrantes do Projeto Escola Verde se empenharam na produção de sabão e sabonetes em duas frentes distintas: uma com a produção domiciliar e mobilização conjunta de familiares, reutilizando óleo de cozinha queimado e materiais recicláveis; e a outra com a produção de sabão, também com material reciclável, no laboratório da policlínica da UNIVASF, em Petrolina-PE.
A integrante do PEV, Maria Luisa Fernandes, utilizou embalagens plásticas reutilizáveis e óleo de fritura para produzir sabão para sua família, no dia 21 de outubro, com o auxílio de sua mãe Maria Gorete e seu sobrinho Luis Miguel, sendo um importante exercício de educação ambiental conjuntamente com a redução do descarte inadequado do óleo de cozinha e do plástico.
Já no laboratório da Policlínica, a ação ocorreu no dia 21 de outubro e 3 de novembro, todos utilizando EPIs e seguindo as medidas de biossegurança recomendadas pela OMS. Produziram sabão líquido e em barra, embalagem do produto, etiquetagem com as informações necessárias e armazenamento. A atividade possui importância fundamental especialmente no período excepcional que estamos passando devido ao novo coronavírus, no qual medidas de higiene foram intensificadas.
O sabão produzido foi, então, designado para o Hospital Universitário da Univasf, a comunidade externa e para secretarias de saúde de Juazeiro e Petrolina, impactando centenas de pessoas da região.
Participaram das atividades, Leonardo Luiz, Louise Muricy, Renata Rivelli, Radson, Samara, Lucas, Marcia Denise, Talita, João, Gabriela, Pedro Cadidé, Fabiana Macedo, Amanda Lara, Joanice Matos, Izabela Fonsêca, Mariane Marques, Beatriz Alves, Natália Catarine, Cristiane Lima, Amanda Alves, Marcus Antonio, Ramon Nery, Samara de Souza, Cláudio Noedhy e Marialuisa Fernandes.
Por: Marcelo Alcântara
Categoria: Reciclagem