PRODUÇÃO DE ÁLCOOL NAS PRIMEIRAS SEMANAS DE NOVEMBRO

Uma importante contribuição para o enfrentamento da pandemia do novo coronavirus foi dada pelos integrantes do Programa Escola Verde, do curso de Farmácia, durantes as duas primeiras semanas de Novembro, com a mobilização para a produção de álcool 70% e em gel destinado aos profissionais da saúde do Hospital Universitário e outras unidades de saúde.

As ações ocorreram no Laboratório Farmacotécnico Hospitalar, da Univasf, localizado em Petrolina-PE, com o qual o PEV tem parceria. Foram produzidos cerca de 1.500 litros de álcool 70% e em gel por semana.

O álcool 70% em gel possui concentração ótima para a eliminação de microrganismos, pois há desnaturação das proteínas e a destituição da barreira lipídica viral, e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato. Nessa forma, alguns alunos do NUTEAI se uniram a profissionais da Univasf e promoveram a confecção de álcool.

O insumo principal utilizado é o álcool absoluto (concentrado), esse material é misturado a água deionizada e a algum polímero para dar ao líquido um aspecto viscoso, geralmente o carbômero, e, através de alguns outros processos minuciosos, o álcool em gel está pronto.

A produção de álcool em gel feita pelos integrantes do PEV do curso de Farmácia, ocorre com os EPIs necessários, higienização das mãos, calçados e com acompanhamento das professoras, Ana Cacia, Edigênia, Joyce Kelly e Larissa Rolim.

Participaram das atividades os Integrantes do PEV, Amanda Lara, Fabiana Macedo, Cristiane Lima, Renata Rivelli, Natália Gomes, Beatriz Alves, Gabriela Vieira, Natália Catarine, João Pedro, Joanice Matos, Márcia Denise, Samara de Souza, Cláudio Noedhy, Randson Modesto, Lucas Braga, Giovanna Braga, Louise Muricy, Marcus Antonio, Ramon Nery e Leonardo Luis.

Por: Alécio Farias
Categoria: Produção de álcool