DESCARTE DE EFLUENTES NA NATUREZA

Já parou para pensar na quantidade de lixo produzido durante o processo de fabricação, etiquetagem e transporte de produtos que costumamos comprar cotidianamente?

Aqui daremos ênfase no descarte de efluentes após a fabricação. Efluentes são despejos líquidos ou gasosos provenientes de um estabelecimento industrial.

Quando a água usada na fabricação é descartada, ela é imprópria ao consumo e necessita de tratamento, devido à alta concentração de produtos químicos que contém.

E como se dá o tratamento dessas aguas residuais?

Algumas etapas desse tratamento incluem a remoção de possíveis sólidos e a remoção de matéria orgânica, que por vezes é toxica para o uso. Essa matéria orgânica resultante é reduzida e desidratada. Somente, então, o produto resultante rico em minerais pode ser usado na agricultura.

Apesar da possibilidade deste tratamento, grande parte dos efluentes são lançados no meio ambiente sem qualquer tratamento. Algumas medidas podem ser tomadas, como a substituição de matérias-primas identificadas como potencialmente tóxicas e a adoção de novos processos de tratamento desses efluentes visando à prevenção de danos de alto impacto no ecossistema e, por conseguinte, à saúde humana.

Fonte: SOUZA et al., 2019.

Por: Amanda Monteiro e Marcus Antonio.
Categoria: Recursos Hídricos