EXERCITANDO A COLETA SELETIVA EM CASA

Para o processo de reciclagem acontecer de forma efetiva e com o menor gasto possível, os rejeitos sólidos devem ser coletados de forma seletiva. Cada tipo de material possui características fisicoquímicas específicas, em processos distintos de reciclagem e de decomposição. De forma que ao serem misturados a reciclagem fica prejudicada e encarecida.

Buscando colaborar com a promoção da coleta seletiva, integrantes do Projeto Escola Verde realizaram ações em suas residências na primeira metade de Novembro, envolvendo familiares, amigos e vizinhos, nos municípios de Paulista-PE, Petrolina-PE, Juazeiro-BA, Senhor do Bonfim-BA, Remanso-BA e Bocaina-PI, impactando cerca de 20 pessoas.

Foi o caso, por exemplo, de Pedro Antonio, residente em Senhor do Bonfim-BA, que tem se empenhado sistematicamente nas atividades de coleta seletiva, separando o lixo orgânico úmido, para ser recolhido pelo caminhão coletor de lixo, e separação de material reciclável, o qual é guardado para os catadores ou ser reutilizado em atividades posteriores. Sr. Pedro Elson, pai do discente, afirmou orgulhoso: “admiro ver meu filho tão empenhado assim nessa causa tão importante”, enfatizou.

No município de Remanso-BA, a estudante Ellen Rodrigues, realiza continuamente a separação do material reciclável, plásticos, papeis, etc, que são colocados em sacolas plásticas identificadas e posteriormente em um balde destinado ao lixo reciclável. Sua mãe, Rivandira Rodrigues, animada com a atividade declarou ser “muito importante a coleta seletiva para ajudar reduzir os impactos do consumo, quando separa o lixo facilita muito o tratamento e diminui as chances de impactos nocivos para o ambiente e a saúde humana “.

Também participaram das ações os integrantes André Neves, Gabriella Tavares, Osnilton Gonçalves, Ariadnny Leal, Gibson Nicácio e Renata Rivelli.

Por Marcelo Alcântara Jr
Categoria: Coleta Seletiva