SANEAMENTO BÁSICO E INFECÇÕES INTESTINAIS

Você sabe qual a relação do saneamento básico com as infecções intestinais?

As infecções gastrointestinais são infecções virais (pelo Noravírus e Adenovírus), bacterianas (pela E.Coli e Salmonella) ou parasitárias (pela Giárdia e Criptosporidium) que causam gastroenterite, uma inflamação do trato gastrointestinal envolvendo o estômago e intestino delgado.

Os sintomas incluem diarreia, vômitos e dor abdominal. A infecção induz a má digestão de carboidratos, má absorção de nutrientes e inibição da absorção de água.

Mas qual a relação do saneamento básico com as infecções intestinais?

A forma de transmissão se dá principalmente por água e alimentos contaminados ou por contato ao pisar descalço em fezes contaminadas. É fundamental lavar regularmente as mãos, principalmente antes das refeições e após ir ao banheiro, nunca andar descalço, lavar bem os alimentos, beber sempre água filtrada ou fervida e comer apenas carne bem passada.

Quais são os sintomas das infecções intestinais?

Os sintomas variam com a causa da infecção, mas o sintoma mais comum é a diarreia e pode cursar com outros sintomas associados, como náuseas, vômitos, perda do apetite, mal estar, febre, dores abdominais e em todo o corpo. As infecções intestinais costumam ser autolimitadas e devemos procurar o médico principalmente quando há sinais de desidratação, perda de peso significativa, diarreia com sangue, dor severa e febre alta.

E por que é necessário o cuidado com as infecções intestinais?

Quando a infecção intestinal acomete crianças e idosos, a infecção pode ser considerada grave pois possuem maior facilidade para ficar desidratados, gerando quadros mais graves, e por ficarem extremamente limitados pelos sintomas da doença. Em crianças, a diarreia é a segunda maior causa de morte no Brasil e precisa de atenção dos pais e responsáveis.

Por: Thiago Reis e Júlia Ferraz
Categoria: Saúde Ambiental
Fonte: NEVES, 2016