SANEAMENTO BÁSICO E LEPTOSPIROSE 🐀

A falta de saneamento é um dos problemas que temos que enfrentar diariamente, ainda mais nas áreas periféricas das cidades espalhadas por todo país.

Um dos principais problemas que a ausência desses serviços acarreta são as doenças causadas pela falta de tratamento de água e esgoto a céu aberto.

Entre uma das mais severas doenças transmitidas nestas condições está a leptospirose. Um doença que está relacionada a locais com saneamento precário onde os roedores se proliferam, geralmente em locais perto de córregos e aglomerados humanos.

A leptospirose é uma doença infecciosa originada por uma bactéria, com quadro clínico que pode variar desde infecções assintomáticas até formas graves, podendo levar a óbito. A sua letalidade é alta, podendo chegar a 40% dos casos.

Quando a forma da doença é branda, comumente é diagnosticada como síndrome gripal, virose, influenza ou dengue, pela semelhança dos sintomas. Trata-se, porém, de uma zoonose de grande importância social e econômica, devido seus elevados índices de incidência, letalidade nos casos mais graves e o alto custo hospitalar.

Algum tempo atrás achava-se que a leptospirose era uma doença que ocorria predominantemente em áreas rurais. Na atualidade, é uma doença considerada de áreas urbanas, principalmente nas localidades que houve crescimento desordenado e com precariedade nos serviços de saneamentos, o que facilita a proliferação de roedores nessas áreas.

No Brasil, é uma doença endêmica, porém torna-se epidêmica pela ocorrência de inundações nos períodos chuvosos; sobretudo nos grandes conglomerados humanos de baixa renda, com alta infestação de roedores e condições improprias de saneamento.

Investir em saneamento é, portanto, facilitar o acesso ao abastecimento de água de qualidade, viabilizar a coleta e o tratamento de esgoto e a adequada disposição de resíduos sólidos. Nesse contexto, o conceito de saneamento vai muito além de uma barreira entre os seres humanos e o meio ambiente. Ele deve ser entendido como parte integrante de um sistema que vise o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida, promoção da Saúde, controle e prevenção de doenças.

Por: Joyce Alencar e Carlos Ramon.
Categoria: Saúde Ambiental
Fonte: Chaiblich et al, 2017.