POR QUE AMAMENTAR É TÃO IMPORTANTE?

Porque faz bem à saúde da criança

O leite materno protege contra infecções, como diarreia, pneumonia e infecção de ouvido (otite) e, caso a criança adoeça, a gravidade da doença tende a ser menor. Também previne algumas doenças do futuro, como asma, diabetes e obesidade; e favorece o desenvolvimento físico, emocional e a inteligência.
Os movimentos que a criança faz para retirar o leito do peito são um exercício importante para a boca e para os músculos do rosto e irão ajudar a criança a não ter problemas com a respiração, a mastigação, a fala, o alinhamento dos dentes e, também, para engolir.

Porque faz bem à saúde da mulher

Amamentar auxilia na prevenção de algumas doenças da mulher, reduzindo as chances de desenvolver, no futuro, câncer de mama, de ovário e de útero e também diabetes tipo 2. Amamentar exclusivamente nos primeiros 6 meses pode aumentar o intervalo entre partos. Além disso, amamentar pode fazer bem para a saúde mental da mulher, aumentando sua autoestima e autoconfiança, elementos importantes para seu empoderamento.

Porque é econômico

Amamentar é bem mais barato do que alimentar a criança com outros leites, pois o leite materno é produzido pela própria mulher. Não exige preparo, com economia de tempo, água e gás. Já as fórmulas infantis industrializadas podem comprometer boa parte do orçamento familiar. Além disso, amamentar pode gerar gastos extras, já que a criança não amamentada adoece mais, somado a perda de dias de trabalho de seus cuidadores

Porque faz bem ao planeta

A amamentação contribui efetivamente para a sustentabilidade ambiental e segurança alimentar e nutricional. O leite materno é um alimento natural, não industrializado, produzido e fornecido sem poluição e sem prejuízos aos recursos naturais. Dispensa a produção leiteira animal, reduzindo o seu impacto na natureza, evitando resíduos que contribuem para emissão de gás metano, com resultado direto no efeito estufa. Reduz a produção industrial de fórmulas lácteas e toda uma cadeia de produtos geradores de detritos, como toneladas de latas e rótulos.

Por Jáiron Guimarães
Categoria: Saúde Ambiental
Fonte: Brasil. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, 2019.