FATORES DE RISCO AMBIENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER

O câncer não tem somente uma causa, existem várias causas externas, ou seja, presentes no ambiente, e também causas internas como as condições imunológicas, mutações genéticas por exemplo. A esmagadora maioria dos casos de câncer estão associados a causas externas. As alterações provocadas no meio ambiente pelo homem e os hábitos de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. O ambiente pode ser caracterizado, de forma geral, como o ambiente de trabalho, ambiente de convívio, social e cultural.

Chama-se de cancerígenos ou carcinógenos os fatores de risco de câncer que são ambientais, em que podem modificar a estrutura genética nas células. São poucos os casos de câncer que se devem de forma exclusiva as questões genéticas, étnicas ou hereditárias, por mais que o fator genético tenha um papel essencial na formação dos tumores.

Existem ainda alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais suscetíveis à ação dos agentes cancerígenos ambientais. Isso parece explicar porque algumas delas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno.

Como prevenir o câncer?

A prevenção do câncer envolve várias ações feitas para diminuir os riscos de ter a doença. O papel da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Incluindo evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e adotar uma forma de vida saudável.

Já o objetivo da prevenção secundária é identificar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.

Fonte: INCA, 2020.
Por Rebecca Leão e Adeildo Magalhães