DESCARTE IRREGULAR DE ESGOTOS NOS RIOS E SEUS IMPACTOS PARA A SOCIEDADE

É através dos mananciais que conseguimos água para beber e para realizar atividades do nosso dia a dia. Estas fontes de água doce precisam ser preservadas, já que esse bem é escasso e, apesar de renovável, corre o risco de acabar. No entanto, muitos mananciais se tornam poluídos, gerando impactos ambientais para todo o ecossistema daquele rio ou lago. Isso acontece pelo despejo de esgoto sem o devido tratamento, gerado pelas atividades humanas.

Por que o despejo de esgoto sem tratamento nos rios é um problema? Quando despejado nos rios sem tratamento, o esgoto altera a composição natural daquele ecossistema, trazendo danos para a fauna e a flora aquática e os seres humanos que vivem no entorno.

Várias áreas são afetadas e estão listadas a seguir:

SAÚDE PÚBLICA

De acordo com o Instituto Trata Brasil, 35 milhões de pessoas não têm abastecimento de água potável em suas casas. Em muitos desses casos, a água é coletada e consumida diretamente dos rios, podendo estar contaminada pelo descarte incorreto do lixo e pelo esgoto sem tratamento das cidades, por exemplo.

Esse cenário favorece a propagação de doenças especialmente entre idosos e crianças, que apresentam a saúde mais fragilizada. Doenças que podem ser causadas pela contaminação da água por esgoto são infecções bacterianas, febre tifoide, cólera, leptospirose e hepatite A. Além do impacto na saúde e bem-estar das pessoas, elas custam muito dinheiro ao Sistema Único de Saúde (SUS).

MEIO AMBIENTE

Sem dúvida, a falta de saneamento básico, especialmente os baixos índices de tratamento de esgoto, é um dos maiores problemas ambientais atualmente, ao lado do desmatamento. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 100 milhões de brasileiros vivem sem coleta de esgoto e convivem com os esgotos correndo a céu aberto, o que, além de contaminar o solo, é fonte de graves doenças.

ECONOMIA

O tratamento de esgoto é um importante parâmetro de desenvolvimento de uma nação. A expansão do sistema de coleta e tratamento de esgoto, além de trazer benefícios diretos para a população, também estimula o setor da construção civil, através da geração de emprego e renda.

SOCIEDADE

O despejo de esgoto sem tratamento nos rios causa a poluição dos recursos hídricos que, em sua maioria, são os disponíveis para consumo humano ou para irrigação de lavouras. Desse modo, há uma redução significativa da água potável disponível para a população. De modo geral, a falta de serviços de saneamento priva as pessoas de uma vida digna, com pleno acesso à educação e ao trabalho, ao exercício de seus direitos e deveres, à obtenção de bens materiais básicos para a manutenção da vida e da higiene adequada.

O cenário ideal é a universalização do saneamento para toda a população. Isso inclui a disponibilização, por parte dos municípios, de sistemas de coleta, drenagem das chuvas e tratamento de esgoto para todos os usuários, de acordo com os padrões exigidos pela legislação.

Por: Joyce Alencar e Carlos Ramon