DESMATAMENTO E DENGUE

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus do tipo arbovírus, ou seja, normalmente transmitidos por mosquitos. O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.

Mas qual a relação do desmatamento com a dengue?

O desmatamento contribui para a expansão dos mosquitos, já que existe uma perda e fragmentação de seu habitat. Desmatamento, degradação de áreas e expansão desordenada em áreas de vegetação podem aumentar a distribuição geográfica dos mosquitos, inclusive para áreas de cidades. Além disso, o mosquito, que antes buscava alimentação dele na floresta, entre os animais, passam a buscar seu alimento na cidade, transmitindo doença para as pessoas.

Quais são os sintomas da Dengue Clássica?

Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, associada a dor de cabeça, cansaço, dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos; vermelhidão no corpo. Náuseas, vômitos e diarreia não volumosos podem estar presentes, mas são menos frequentes.

E por que é necessário o cuidado com a dengue?

Existe, em alguns casos, uma reação grave do organismo ao vírus da dengue, provocando a chamada “Dengue Hemorrágica”, podendo levar a comprometimento neurológico, cardiorrespiratório e choque, podendo levar o paciente a óbito.

Dessa forma, temos que ter cuidado com a dengue e, cuidando do nosso meio ambiente e das nossas florestas é uma das melhores formas de fazer isso.

Vamos preservar!

Por: Júlia Ferraz e Thiago Reis
Referências:

  • Instituto Fiocruz Minas
  • NEVES, 2016