DESTINAÇÃO CORRETA DE PILHAS E BATERIAS

Visando reduzir o descarte inadequado de pilhas e baterias, integrantes do Programa Escola Verde realizaram e estimularam a coleta correta desses produtos, em suas residências, condomínios e pontos de comércios próximos.

As ações ocorreram entre os dias 4 e 24 de Outubro, impactando cerca de 50 pessoas.

No distrito de Pilar, a estudante Fernanda Oliveira comunicou por meio de redes sociais locais que instalou um ponto de coleta e já está recebendo pilhas e baterias no distrito. A Discente Cláudia Vanessa confeccionou uma caixa para coleta de pilhas e baterias, para o comércio de seus pais. Sua mãe, D. Solange Borges, declarou que “essa atividade é importante porque o descarte das pilhas e baterias deve ser de forma correta, pois contém substâncias que poluem o meio ambiente”.

Em Petrolina-PE a aluna Amanda Ciriaco produziu um coletor e distribuiu panfletos informativos no dia 24 de outubro no condomínio onde mora. Já o estudante, João Pedro, entregou um coletor à costureira Rozimeire Nunes que disponibilizou em seu local de trabalho, o Ateliê Casa de Rose.

O perigo do descarte inadequado de pilhas e baterias é a liberação de substâncias tóxicas, como cádmio, chumbo e outros metais pesados, que não são biodegradáveis, se acumulando na natureza e contaminando o solo.

A responsabilidade de recolher e encaminhar o material é especialmente do fabricante, então os materiais usados devem ser levados a estabelecimentos autorizados que comercializam ou fornecem assistências técnicas autorizadas.

Por Marcelo Alcântara
Categoria: Coleta Seletiva