BEBIDAS ALCOÓLICAS E CÂNCER

O consumo de bebidas alcoólicas é um hábito socialmente aceito e grande parte das pessoas não imagina o quanto pode ser nocivo para o organismo.

O alcoolismo está relacionado entre 2% e 4% das mortes por câncer.

A relação entre álcool e câncer tem sido avaliada, no Brasil, por meio de estudos e comprovada a associação epidemiológica entre o consumo de álcool e os cânceres da cavidade bucal, faringe, laringe, esôfago, fígado, reto e mama. Sendo o uso combinado de álcool e tabaco capaz de aumentar ainda mais o risco de desenvolvimento.

Pesquisas científicas têm demonstrado que o tipo de bebida (cerveja, vinho, cachaça, etc…) é indiferente. O etanol, propriamente dito, parece ser o agente agressor. Essa substância psicoativa tem a capacidade de produzir alteração no sistema nervoso central, podendo modificar o comportamento dos indivíduos que dela fazem uso.

O uso contínuo do álcool causa muitas doenças neurais, mentais, musculares, hepáticas, gástricas, pancreáticas e o próprio câncer. Isso sem falar nos problemas sociais que estão associados à ingestão de bebidas alcoólicas: acidentes de trânsito, homicídios, suicídios, faltas ao trabalho e atos de violência.

O conselho para as pessoas que optarem por beber álcool é que limitem o consumo para menos de duas doses por dia para homens e menos de uma para mulheres. Mulheres grávidas, crianças e adolescentes não devem ingerir bebida alcoólica em nenhuma circunstância.

Por: Ana Kivia Matias e Augusto Marques
Fonte : Centro de Combate ao Câncer