HORTA CASEIRA MOBILIZA FAMILIARES EM ISOLAMENTO SOCIAL

Em meio a Pandemia causada pelo novo coronavírus as pessoas se veem em casa por mais tempo, o que pode aumentar o estresse e a ansiedade. Uma alternativa para estes problemas pode ser com a prática de atividades que podem ajudar no controle desse desequilíbrio emocional.

Nesse contexto, o desenvolvimento de hortas orgânicas caseiras podem ser uma boa alternativa para redução do estresse, ao mesmo tempo que apresenta resultados ambientalmente benéficos e produzem alimentos orgânicos para o consumo da familia envolvida.

Com estes objetivos e utilizando materiais recicláveis, integrantes do projeto Escola Verde desenvolveram ações de hortas orgânicas em suas próprias residências, no período de 20 de Setembro à 10 de Outubro, ocasião em que cultivaram hortelã, manjericão, coentro, cebolinha, tomate e alface, dentre outras hortaliças.

As ações mobilizaram cerca de 15 estudantes e impactaram cerca de 40 familiares.

O estudante Gibson Nicácio declarou que “diante dessa pandemia me vi com a rotina completamente alterada, e passei a sofrer com problemas de ansiedade e falta de sono. Encontrei na horta caseira uma forma de resolver meus problemas. Gasto em média 1 hora pela manhã e uma hora a tarde, momento este que uso para refletir, para me desligar do mundo. Só eu e minhas plantas”.

Com as atividade também foram impactados e mobilizados familiares, tais como D. Solange Borges, mãe da aluna Cláudia Vanessa, que declarou achar “essa atividade de extrema importância porque estamos falando da natureza e hoje em dia é muito importante criarmos nossa própria horta para obtermos produtos orgânicos, pois estamos falando de saúde e a grande parte das doenças são causadas pelos produtos que consumimos”.

Participaram das ações, Gibson Nicácio, Mariane Cardoso, Daniel Feitosa, Pedro Medrado, Julia Assucena, Yan de Castro, Cleusa Andrade, Vinicius Alves, Rebecca Brito, Igor Figueira, Adeildo Magalhães e dentre outros.

Por: Marcelo Alcântara
Categoria: Horta Agroecológica