CUIDADOS COM O DESCARTE DE MEDICAMENTOS

Lamentavelmente, no Brasil, a legislação existente sobre o descarte de medicamentos é direcionada aos estabelecimentos de saúde e farmácias, não englobando a população em geral.

Tal fato dificulta o entendimento sobre os impactos do descarte doméstico no meio ambiente e à sociedade. Sendo que o descarte é feito pela maioria das pessoas de maneira inadequada por falta de informação, por carência de pontos de coleta e pouca divulgação sobre os danos causados pelos medicamentos ao meio ambiente.

Dentre os problemas destaque a ocorrência de sérias intoxicações ao ser humano e ao meio ambiente, pois os remédios possuem componentes químicos e tóxicos resistentes, os quais se não forem tratados podem voltar as nossas casas através da água, alimentos e outras vias.

Outro ponto que agrava a situação é o fato de o Brasil estar entre os maiores consumidores de medicamentos do mundo, o que contribui para o aumento de sobras de medicamentos.

Além disso, o hábito de armazenar medicamentos contribui para essa sobra e, consequentemente, descarte inadequado.

Logo, faz-se necessário todo um trabalho de educação ambiental a fim de promover a sustentabilidade, comprando somente os medicamentos necessários e os descartando corretamente.

Portanto faça a destinação correta das sobras ou medicamentos vencidos nos pontos de coleta para existentes em sua cidade, tais como farmácias, drogarias e unidades de saúde.

Por: João Antonio
Fonte: STOREL et al, 2014.