DPOC E MEIO AMBIENTE

Qual a relação entre DPOC e meio ambiente?

Os poluentes eliminados na atmosfera expõem a sociedade a inúmeros riscos, principalmente aos distúrbios respiratórios. Respirar materiais poluentes que podem ser vindos de indústrias ou usinas, além da inalação de fuligens, poeiras e fumaças aumentam o risco de desenvolver a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, conhecida pela sigla DPOC.

Então nos perguntamos o que é DPOC?

É uma doença caracterizada por interromper a passagem do ar pelos pulmões, acompanhada de dificuldades para respirar. É responsável por alta morbimortalidade no mundo, considerada um problema de saúde pública.

O que a poluição do meio ambiente tem a ver com o aumento dessa doença?

A causa da DPOC pode ser genética, relacionada ao tabagismo crônico, tem relação ocupacional e também causas ambientais. Nesse sentido, a poluição do ar pode ser responsável por acelerar o envelhecimento pulmonar, além de causar inflamações nos compartimentos do pulmão.

Enquanto sociedade, o que podemos fazer para minimizar e prevenir tal impacto na saúde?

Além de promover o diagnóstico precoce, investir em companhas e condutas para a diminuição do tabagismo, a promoção de saúde ambiental e a redução de poluentes é fundamental para minimizar a prevalência desta doença.

É fundamental evitar o desenvolvimento da DPOC sobretudo em um contexto de pandemia, tendo em vista que pacientes acometidos pertencem ao grupo de risco de vida.

Por: Rebecca Leão e Adeildo Magalhães
Fonte: (SOUSA et al, 2011)