MONOTIPIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A arte impulsiona os processos de percepção, emoção e expressão humana. É uma ferramenta que desenvolve a sensibilidade, as idéias e pode mudar comportamentos. Nesse contexto, podemos utilizar a Arte como forma de educação ambiental.

Compreendendo a importância da arte, integrantes do Programa Escola Verde (PEV), realizaram a oficina “Monotonia, reflexões sobre a ausência e invisibilidade”.

A Monotipia foi uma forma de expressão artística utilizada pela Oficina, desenvolvida pelo artista integrante do PEV, Ricardo Castro, juntamente com outros membros do PEV para reproduzir imagens de animais em risco de extinção do bioma Caatinga, com o objetivo de abrir uma reflexão a respeito da preservação da fauna e flora dessa região.

“Foi uma experiência muito enriquecedora. Além da oportunidade de aprender uma técnica tão bonita e prática, foi muito emocionante abordar animais em risco de extinção em forma de arte”, afirmou o participante Clayton Amorim.

Participaram também, Everton Antônio, Danilo José e mais cerca de 20 pessoas.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Dia 05/12/2019 a oficina aconteceu na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Juazeiro (BA).

Já no dia 29/11/2019 a oficina aconteceu no Espaço Coletivo Casa, em Petrolina (PE), através de um convite dos próprios membros do espaço.

Por: Sheilane Sousa
Categoria: Arte ambiental