MEDO, ANSIEDADE E FALTA DE EPIs NO PERÍODO DE CONFINAMENTO DA COVID-19: APONTA PESQUISA DO PEV 2020

No período de 26 de Março a 30 de Abril, o Programa Escola Verde, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), realizou Pesquisa Survey sobre os impactos sociais decorrentes do confinamento da Pandemia do novo Coronavírus, a qual revelou sentimentos de medo, ansiedade, automedicação e falta de máscaras de proteção entre os pesquisados.

As perguntas foram fechadas, de múltipla escolha. Algumas poderiam ter mais de uma resposta.

Participaram 336 pessoas, de 83 cidades e 18 estados do Brasil. A pesquisa é do tipo não-probabilística e foi realizada por meio de formulário on line, aplicado de maneira remota, através do Instagram, Facebook, Site e Twitter do Projeto.

ANÁLISE DOS DADOS

Dentre os problemas identificados pela Pesquisa destaque para o estado de Ansiedade (31,8%) e Medo (44,6%) diante da Pandemia da COVID-19.

Possivelmente estes sentimentos sejam responsáveis pelos 54% que confirmaram seguirem as regras de confinamento e não têm saído de casa neste período.

O medo, a ansiedade e o confinamento, por seu turno, podem estar relacionados ao alto grau de envolvimento com as noticias e informações sobre o Coronavirus, sobretudo a televisão (62%) e as redes sociais, como Instagram (33%) e Facebook (19%), além de jornal (15,5%), artigos (26,2) e Amigos e familiares (27,7%).

Embora 81% dos entrevistados concordem com o confinamento, 44,3% informaram que não conseguem cumprir as regras de confinamento, ao passo que 53,9% estão confinados em suas residências.

Outro problema identificado foi a automedicação praticada por 31,8% dos pesquisados, sobretudo vitaminas, macrobióticos e fitoterápicos. 28% afirmaram tomar remédios específicos para prevenção e combate ao Coronavirus e 11% tomam remédios indicados por familiares.

Também é preocupante o fato de que 49% dos pesquisados não utilizam qualquer tipo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), e apenas 38% utilizam máscaras de proteção quando precisam sair de casa.

De acordo com os dados, o confinamento e isolamento social causaram impactos para os pesquisados, sobretudo distanciamento dos familiares e amigos (34%) e afastamento do trabalho (19%). Embora 81,5% concordaram com o confinamento e isolamento social como estratégia para enfrentamento da Pandemia.

Este afastamento do trabalho e as restrições de circulação social têm causado também problemas com o pagamento de contas, como água e luz, em 15% dos pesquisados.

Em relação a higiene do corpo, do meio ambiente e da casa, o confinamento aumentou os cuidados em 47% dos entrevistados. Sendo que 73% passaram a lavar as mãos várias vezes ao dia, embora 51% informaram que não praticam a separação do lixo em suas residências.

Os dados desta Pesquisa podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte.

Confira os Gráficos abaixo: