SEPARAÇÃO DOS REJEITOS SÓLIDOS

Muitos materiais jogados na natureza demoram muito tempo para se degradar, produzindo uma grande quantidade de lixo e causando impactos negativos na natureza; como certos tipos de plásticos que podem chegar a 300 anos para se decompor.

A coleta seletiva separa os resíduos sólidos e os destina a um local apropriado, podendo ser reutilizados e usados para produção de novos objetos, diminuindo a quantidade de lixo no meio ambiente e os problemas causados por eles.

Pensando nisso, o Programa Escola Verde (PEV) fez duas atividades de coleta seletiva na região do Vale do São Francisco nos últimos meses.

As ações mobilizaram cerca de 30 pessoas entre os integrantes do PEV, Guilherme Magalhães, Valdemar Júnior, Caroline Borges, Larissa Vieira, Edjair Aguiar, Iago Rocha, Adzamara Rejane e Regina Cláudia.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No dia 22/12/2019 foram realizadas ações de coleta seletiva de resíduos sólidos na Ilha do Fogo, localizada entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A atividade foi promovida pelo PEV, em parceria com o Coletivo Pertencer, com o objetivo de incentivar e sensibilizar a população para práticas de separação dos rejeitos sólidos ,respeito e preservação do meio ambiente em que vivem, realizando a limpeza de uma área turística e de lazer das duas cidades.

Também no dia 25/10 a atividade foi de panfletagem nas salas e corredores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus de Juazeiro, quando também foram realizadas conversas com os alunos para relembrar a importância de separar o lixo e o uso dos coletores que se encontram na universidade.

Anna Laura, membro da AIESEC, participou da atividade e falou da importância da sensibilização sobre coleta seletiva. “É muito importante a gente passar pra conscientizar as pessoas da separação do lixo, pois na universidade ninguém está se importando com isso” afirmou.

Por Letícia Duarte
Categoria: Coleta seletiva