ESTIMULANDO A COMPOSTAGEM PARA PRODUÇÃO ORGÂNICA DE ALIMENTOS

A prática da compostagem reúne técnicas, as vezes simples, que direcionam a decomposição de materiais orgânicos ricos em nutrientes e minerais para a produção de adubo para as plantas.

O descarte de materiais orgânicos geralmente é feito de forma incorreta diretamente no meio ambiente, produzindo substâncias tóxicas para as águas, solos e atmosfera, além de gerar insetos e ratos que podem trazer inúmeras doenças.

Pensando nisso, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram duas atividades de sensibilização e incentivo da reutilização do lixo orgânico para produção de compostagem orgânica.

Participaram das ações cerca de 50 pessoas, entre o professor do IPA-PE, Elias Cintra, alunos, funcionários e os integrantes do PEV, Caroline Borges, Adzamara Rejane, Larissa Vieira, Sara Pereira e José Valto.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 09/11/2019 foi realizada a prática de compostagem para a horta da Escola Luiz Rodrigues de Araújo, localizada em Petrolina (PE). A escola participou do “Prêmio crianças mais saudáveis” promovido pela Fundação Nestlé Brasil para incentivar a promoção de hábitos saudáveis no cotidiano escolar e contou com a participação de professores, alunos, funcionários do IPA-PE e membros do PEV para implantar uma alimentação mais saudável na escola, começando pela produção orgânica da horta e da compostagem para adubo.

Já no dia 04/11/2019 a atividade sobre alimentação saudável e compostagem foi realizada com as turmas do 4º Ano e do Acelera, na Escola Joca de Souza Oliveira, localizada em Juazeiro (BA). Na oportunidade foi feita uma apresentação de slides sobre a compostagem e a importância para produção de alimentos em hortas agroecológicas.

Sara Silva, aluna participante disse que gostou muito: “vi como é importante ter uma alimentação sustentável”, defendeu.

Por Letícia Duarte
Categoria: Compostagem