ARTESANATO COMO ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Aliar artesanato à sensibilização ambiental é uma ótima forma de envolver a comunidade e fazer os esforços para conservação dos recursos naturais, com a reciclagem de muitos materiais. Artesanato é uma técnica manual que consegue transformar objetos diversos em artigos de decoração, utensílios, móveis, brinquedos, dentre outros.

O artesanato sustentável, além de reaproveitar materiais que seriam descartados na natureza, pode ser uma ótima fonte de renda. Realizar oficinas que estimulem à prática a sensibilização socioambiental de maneira educativa e lúdica em crianças e idosos pode ser muito eficaz para a mudanças de percepção e comportamento.

Foi com estes propósitos que integrantes do Projeto Escola Verde (PEV) realizaram atividades de Arte Ambiental, através de oficinas de Artesanato, na Escola Wilma Wzely Cunha Coelho Amorim e na ONG Sementes do Amanhã, localizadas em Petrolina-PE, com a participação de 80 pessoas, entre professores, alunos, membros do EJA, pais e os integrantes do PEV Carla Adrielli, Maria Correia, Thais Santos, Roberto Fábio e o Prof. Luís Fernando.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 25/10, as integrantes do PEV Maria Correia e Thais Santos realizaram uma atividade de produção de brinquedos com materiais recicláveis para a ONG Sementes do Amanhã, localizada em Petrolina-PE, foram feitos, 1 totó, vai e volta, pinball e um relógio, usando de materiais papelão, molas e garrafas Pet. Participaram da ação cerca de 20 pessoas.

No dia 22/10 cerca de 30 alunos do 9º ano e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Wilma Wzely, foram apresentados a alguns produtos de artesanato feitos com materiais recicláveis produzidos com auxílio do PEV, e também assistiram a um vídeo sobre o tema.

Também no dia 19/10 ocorreu uma Oficina de Artesanato com materiais recicláveis. O evento foi aberto e todos os alunos da escola puderam participar das atividades de forma livre, após a produção dos artesanatos e com incentivo dos integrantes do PEV, ficou decidido que o que foi produzido na oficina será vendido em um bazar e o que será arrecado vai para a escola.

O professor Luís Fernando, afirmou que “Este evento mostra como o programa pode ajudar a diminuir o impacto ambiental das ações antrópicas sobre a natureza”.

Por Letícia Duarte
Categoria: Arte Ambiental