MOBILIZAÇÃO PARA A COLETA SELETIVA

A separação dos resíduos sólidos evita que os materiais reaproveitáveis sejam contaminados, aumentando o seu valor e diminuindo o custo da reciclagem, além de evitar que matérias tóxicos, como baterias e pilhas usadas, sejam descartados em locais indevidos causando prejuízos à saúde humana e ambiental.

Com o objetivo de promover a Coleta Seletiva, o Programa Escola Verde (PEV) realizou três atividades com o tema no Vale do São Francisco, impactando aproximadamente 170 pessoas, entre jovens e adultos.

As atividades contaram com três momentos. O primeiro deles de sensibilização e repasse de informações, onde foram exemplificadas a importância da destinação correta do lixo, com o auxílio de slides, vídeos e distribuição de materiais informativos. A segunda parte foi prática, quando ocorreram momentos simbólicos de descarte de pilhas e baterias, e de outros materiais nas caixinhas de simulação do PEV. Também foram realizadas algumas dinâmicas e exercícios. Como ligar o material descartado a seu respectivo tambor e ainda games com o tema coleta seletiva.

Participaram da ação os integrantes do PEV, Matheus Campos, Iago Mota, Clayton Amorim, Claudia Regina, Carol Borges e Simone Siqueira.

INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

No dia 27/09/19 a instituição movimentada foi a Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (FACAPE), em Petrolina-PE, onde cerca de 40 pessoas ajudaram no recolhimento de pilhas e a sinalizar o coletor na cor laranja, que corresponde a estes materiais considerados perigosos.

Ainda no dia 27/09 outra escola foi sensibilizada para a coleta seletiva, oportunidade em que foram desenvolvidas apresentações e exercícios com jogos da temática para 100 alunos, de três turmas, da Escola Professora Maria de Lourdes Duarte, em Juazeiro-BA.

Já no dia 19/09 foi a vez da Escola Professora Crenildes Luiz Brandão, também de Juazeiro-BA, onde foram mobilizados cerca de 30 estudantes para o descarte correto dos rejeitos sólidos.

Por Paloma Cristina
Categoria: Coleta Seletiva.