CAPOEIRA: ESPAÇO DE VIVENCIA AMBIENTAL

Para aprender, reconhecer, valorizar e agir de forma responsável com o meio em que vive, é necessário despertar nas pessoas a preservação do meio ambiente. Essa sensibilização pode acontecer de várias formas e uma delas é através das dinâmicas da Capoeira, arte-dança-luta secular brasileira.

A capoeira pode oferecer um espaço de vivência e de lazer, com finalidades educativas, através das músicas entoadas que relatam a realidade socioambiental, promovendo a discussão e sensibilização de temas como preservação, revitalização e a valorização do meio ambiente, além de proporcionar conhecimentos do próprio corpo, suas possibilidades e limitações.

Buscando oferecer mudanças nas percepções de jovens sobre o meio ambiente e a capoeira, o Programa Escola Verde realizou nos dias 02 e 03/09/2019 três ações na Escola Estadual Artur Oliveira da Silva, em Juazeiro-BA, onde mobilizou aproximadamente 80 pessoas, entre professores e alunos.

As ações foram desenvolvidas pelo integrante do Núcleo Temático do PEV, Everton Silva, através de discussões, debates, apresentação de slides e vídeos, além de atividades práticas com a formação de uma roda de capoeira para os alunos experienciarem os conhecimentos desta arte.

Durante as ações foi notabilizada a forte presença que a capoeira tem dentro do imaginário popular, bem como a sua capacidade de dialogar com diversos temas, de maneira que possibilitou uma melhor aproximação dos alunos com as atividades propostas de reflexão sobre os problemas socioambientais, com destaque para a reciclagem, com a demonstração de alguns trabalhos artísticos realizados com restos de madeira de construção, inclusive o berimbau produzido com materiais naturais.

A professora de Artes responsável pelas turmas, Caroline Bacural, gostou bastante da Oficina, bem como da maneira que foi conduzidos e integrados os assuntos, possibilitando um maior entendimento e abertura dos mesmos aos debates.

Por Paloma Cristina
Categoria: Mobilização Ambiental.