EDUCAÇÃO SEXUAL: UM PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL

No dia 10/09/19 , os integrantes do Programa Escola Verde (PEV), Brunara Evelly e Carlos Fábio, realizaram atividades sobre educação sexual na escola municipal Julia Elisa Coelho, em Petrolina-PE. Com o objetivo de levar informação para 22 alunos do 9º ano, com o auxílio da professora Suerlane.

As ações consistiram em palestra e uma dinâmica com um Quiz, onde perguntas e respostas falsas e verdadeiras são apresentadas, para que a partir da interação entre os participantes se eliminem as informações incorretas e os preconceitos que cercam os temas e tem contribuído com o aumento do número de casos.

Educar sobre sexualidade é também um problema socioambiental na medida em que o comportamento é forjado no meio ambiente social  onde o indivíduo está inserido. Desta forma, as atitudes de risco, prevenção e métodos contraceptivo podem determinar o grau de vulnerabilidade para contrair as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), a gravidez indesejada, o prenconceito e a exclusão que muitos jovens vítimas destas situações vêm enfrentando num ritmo crescente.

A professora de história, Suerlane Santos, reconhece a relevância de atividades como essa:”Abordagens como essa, são de extrema importância para o desenvolvimento integral do estudante, tendo em vista que não o enxerga apenas como um ser cognitivo, bem como um sujeito social que recebe influências dp meio e transforma a sociedade a partir de uma análise sobre si mesmo. Falar sobre a gravidez na adolescência é um importante mecanismo para combatermos a evasão escolar”, defendeu.

Por Juliana Almeida
Categoria: Saúde Ambiental