PESQUISA EM ESCOLAS DE JUAZEIRO (BA) APRESENTA DADOS PREOCUPANTES

Os resultados das pesquisas realizadas pelo Programa Escola Verde (PEV) em onze escolas públicas do município de Juazeiro (BA), entre Janeiro e Julho de 2019, apresentaram dados preocupantes no que se refere às questões ambientais e da Educação Ambiental (EA).

Para a coleta de dados foram utilizados Formulários Semi-estruturados, aplicados pelos estagiários no PEV, com o auxílio de funcionários da escola, os quais refletiram problemas como áreas verdes, hortas, coleta seletiva, COM-VIDA, consumo de água potável, problemas de saúde ambiental, instalações, dentre outros aspectos.

A amostra foi do tipo não-probabilística. Os nomes das escolas e funcionários foram preservados a fim de garantir os princípios éticos da pesquisa científica, no que concerne ao sigilo e anonimato dos pesquisados.

ESCOLAS MUNICIPAIS

Dentre as escolas pesquisadas, oito eram escolas municipais, sendo apenas 1 delas de tempo Integral.

Surpreendentes 63% das escolas não possuem projeto de Educação Ambiental, ou não foi identificada sua existência. Somente 37% desenvolvem algum projeto de EA, refletindo os desafios neste campo.

Em 100% das escolas observadas não existiam Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). Comissão essa prevista pelo MEC para ser desenvolvida em toda escola para tratar dos problemas ambientais e da educação ambiental.

Possivelmente esta carência na Educação Ambiental é uma das causas do fato que 67% destas escolas investigadas não desenvolvem a Coleta Seletiva dos rejeitos sólidos. Apenas 33% das escolas possuem algum tipo de ação de Coleta Seletiva, embora a maioria destas não faça a destinação seletiva, pois o material selecionado costuma ir para o mesmo carro de lixo toda semana.

Também foi observado que 62% destas unidades de ensino não possuíam horta escolar. O que reflete um dado muito preocupante, tendo em vista a importância pedagógica e ambiental deste equipamento.

Outro dado interessante foi que em 78% das escolas foi identificada a necessidade de atividades de arborização.

Em relação ao consumo de água potável nas escolas foram identificados problemas em 25% das instituições, na maioria das vezes referente à falta ocasional de água e vazamentos na rede. Dentre as 8, 5 escolas (62%) mostraram que a água consumida pelos alunos era filtrada. Em outras 37% das escolas foram identificados problemas de saúde pública e ambiental, dentre eles piolho, dengue, catapora e ratos. Apesar disso, 75% das escolas não possui problemas com esgotamento sanitário.

Outras informações que foram coletadas se relacionam com o acesso à tecnologia, onde mais de 75% das escolas mostrou ter acesso a aparelhos como televisão e computador, mas apenas 12% utiliza a sala de informática semanalmente.

ESCOLAS ESTADUAIS

Foram pesquisadas também pelo PEV, neste período, três escolas públicas da rede estadual em Juazeiro. Das quais duas (66%) não possuem qualquer atividade de Coleta Seletiva de forma permanente. Ao passo que em 33% foi observado alguma atividade deste tipo, ainda que pontual e não sistemática.

Nenhuma das instituições de ensino (100%) possuía hortas escolares e 66% não tinham cobertura de área verde alguma. O que tem reflexos sobre vários aspectos, desde o conforto térmico até a convivência social e as questões paisagísticas.

A pesquisa revelou que 100% destas instituições pesquisadas não possuíam a COM-VIDA formada e 67% dos informantes declararam que o PPP da escola contempla a questão ambiental.

Sobre saúde ambiental, em 33% das escolas foram observados ou relatados problemas com abastecimento de água potável e em 67% das escolas a água é consumida filtrada; ao passo que em 66% das unidades foram identificados problemas de saúde pública, como infestação de mosquitos e 33% mostrou ter problemas com esgotamento sanitário.

Além disso, foi observado que 100% das escolas tem acesso a computador e televisão, mas somente 33% utiliza a informática raramente, enquanto uma das outras não utiliza nunca e na terceira não foi possível informar.

Por Juliana Almeida
Categoria: Pesquisa