Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar

Aproximadamente 2 mil pessoas participaram das atividades do I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (I COBEAI) ocorrido nos dias 15, 16 e 17 de Outubro, no Complexo Multieventos, e organizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Programa Escola Verde.

O evento, cujo tema central foi “Mudanças climáticas e os problemas dos recursos hídricos”, contou com uma expressiva participação de estudantes e professores da rede pública das escolas do Vale do São Francisco, além de pesquisadores, estudantes, professores e ativistas ambientais de todas as regiões do país.

Show de Abertura

Na abertura do evento o cantor, compositor e professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Paulo Soares, juntamente com sua Banda, apresentaram o Show intitulado “Imagens do Serão Contemporâneo”, onde músicas e letras retratam a diversidade socioambiental da região Nordeste. O show ocorreu no palco do auditório principal.

Solenidade de Abertura

Após o show do artista/professor Paulo Soares, ocorreu a cerimônia de abertura do evento, onde estiveram presentes o Coordenador Geral do I COBEAI e do Projeto Escola Verde, Prof Paulo Ramos, o representante da FACAPE, Prof Celso Franca, além de representantes do Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA), do Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD), da Embrapa, da Codevasf, da Ecovale, das Secretaria de Educação de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, além de representante da Reitoria da Univasf.

Na oportunidade o Prof Paulo Ramos destacou a importância do evento para a região e para todo país, pela “oportunidade de troca de experiências e aprendizagem colaborativa”. Para ele, o evento representou o coroamento das ações que o Programa Escola Verde vem desenvolvendo nas escolas da região e agora, através do Movimento Escola Verde, em todo país na promoção da Educação Ambiental. “Apesar das dificuldades e do pouco apoio institucional conseguimos realizar um evento que ficará para a história, sobretudo pelos frutos das parcerias realizadas entre professores e estudantes de todas as regiões do país”, defendeu.

Conferências

Com o tema “As mudanças climáticas e seus impactos sobre os recursos hídricos” as Conferências de Abertura do evento tiveram início as 10 hs, no auditório principal. com a participação de expressivo público. Os professores Dr Marx Prestes Barbosa (UFCG) e Dr Paulo Araújo (UNIFACS) abrilhantaram o evento com exposições das problemáticas, polêmicas e controvérsias que envolvem os temas centrais do evento.

No turno da noite do mesmo dia, outras conferências também foram realizadas com um público bastante expressivo e diversificado.

Exposições artísticas e científicas

A Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF), o CRAD, o CEMAFAUNA, a Ecovale, a Compesa, dentre outras instituições montaram Stand no evento, onde puderam divulgar seus trabalhos socioambientais.

Também estavam presentes artistas e artesãos que expuseram seus trabalhos de cunho ambiental no evento. Além de exposições artísticas das escolas mobilizadas pelo Projeto Escola Verde nas semanas que antecederam o evento.

Minicursos

Foram realizados 14 Minicursos simultaneamente à Abertura do evento, na manhã do dia 15/10, nos Miniauditórios do Complexo Multieventos, com destaque para os minicursos de “Reciclagem, compostagem e hortas urbanas”, “Educação ambiental, conservação da natuiradeza e redução de desastres: o papel das políticas públicas”, “Etnobiologia e conbflitos socioambientais”, “A mídia aplicada à Educação Ambiental”, “Boas práticas de laboratório (BPL) – com ênfase em qualidade e segurança” e “Reuso da água com o instrumento de educação ambiental”, ministrados por professores da USP, UFMG, UFSC e UFOP, dentre outras instituições.

Oficinas

Dentre as Oficinas realizadas no evento na tarde do dia 15/10 destaque para “Licitações Sustentáveis”, “Reciclagem e Educação Ambiental: brinquedos, decoração e utilidades domésticas”, “Produção de sabão: uma prática educativa que minimiza impactos ambientais”, “Desvendando a Caatinga: uma abordagem teórico-pratica para a produção de mudas nativas”, “Desertificação: trabalhando em sala de aula práticas voltadas para entendimento da degradação e conservação do solo” e “PIBID Interdisciplinar na UFLA: Círculo de cultura e educação”; ministrados por pesquisadores, professores, artesãos e ativistas ambientais de vários locais do país.

Mesas Redondas

No dia 16/10 as mesas redondas possibilitaram aos presentes um debate mais aberto sobre vários temas socioambientais atuais. Destaque para “O discurso ambiental e o problema da água no Vale do São Francisco”, “Educação Ambiental e Mobilização Social em Planos Municipais de Saneamento Básico”, “A Educação Ambiental no contexto escolar: Análise das estratégias utilizadas pelos professores”, “Experiências Sustentáveis com a Água”, “Coletivo Jovens de Meio Ambiente, Protagonismo Juvenil na Educação Ambiental Brasileira”, “Ações de Revitalização através dos Arranjos Produtivos Locais – APL”, “Aquecimento Global: estudo de uma controvérsia científica”, “A educação contextualizada para a convivência sustentável com o verde em cidades no Semiárido brasileiro”, “A Formação da Com-Vida para Escolas Sustentáveis”, “A abordagem transdisciplinar das questões ambientais envolvendo as comunidades e povos indígenas”, “Desafio Lixo Zero: Gestao de Resíduos Sólidos na Escola como Oportunidade de Educação Ambiental e Governança do Território”, dentre outras Mesas Redondas.

Exposição de Banners e Apresentações Orais

Os seis Grupos de Trabalho (GT) do evento aprovaram 94 trabalhos para serem apresentados em formato de banners (painéis), os quais foram expostos nos dias 16 e 17/10 e contaram com um grande público visitante que tiraram dúvidas e interagiram para a troca de experiências.

Os GTs também aprovaram 69 trabalhos que foram apresentados no formato de Apresentação Oral, na manhã do dia 17/10, nos miniauditórios do Complexo Multieventos. Houve grande interação entre os presentes e foram destacados a riqueza e importância estratégica de alguns trabalhos apresentados.

Visitas Técnicas

Durante a tarde da sexta (16) e no sábado (17/10) foram realizadas Visitas Técnicas ao CEMAFAUNA, aos Laboratórios do Campus do Centro de Ciências Agrárias (CCA), ao CRAD, à Ecovale do São Francisco e a empresa de reciclagem Sanvale.

Depoimentos

“Muitas experiências e práticas envolvidas.
Todos em busca de um ambiente melhor, uma vida mais saudável e feliz.
Sou grata a Deus por me proporcionar a oportunidade de viver estes momentos!
A mudança começa pela gente e a cada obstáculo vejo um novo horizonte de desafios e conquistas!
Salve a Educação Ambiental verdadeira: sem fronteiras e preconceitos!
Essa sim é a verdadeira forma de atuar como educador/professor: sem política de puxa saquismo!”
Andressa Smith (Rio Grande do Sul)

“Fiquei surpresa com o tamanho do evento. Parabéns aos organizadores do Projeto Escola Verde”
Cassandra Telles (Maranhão)

“Gostei muito do congresso. Aprendi muito e espero fazer muitas coisas do que aprendi na minha casa e escola”
Edvânia Santos (estudante secundarista – Petrolina-PE)

“Muito bom. Estou gostando da riqueza e abrangência dos trabalhos”
Silvio Galindo (Mato Grosso)

“Estão de parabéns os organizadores. Vou levar muitas lembranças boas e conhecimentos para minha universidade”
Sandro Sidney Gomes (Alagoas)

“Viva a educação ambiental! Vocês estão mostrando como é possível fazer educação ambiental de baixo pra cima, com a participação de professores e alunos. Parabéns!”
Verônica Abrantes (Amazonas)

“Estou muito satisfeita com a organização e diversidade do Congresso. Espero voltar mais vezes”
Mariana Godoy (Paraíba)

“Em São Paulo precisamos de um projeto como este. Nesse congresso podemos ver que é possível sim melhorar nossa qualidade de vida”
Eduardo Manfrini (São Paulo)

“Sempre fui um ambientalista. Mas é nestes momentos que vemos que não estamos sozinhos”
Lucimara Pires (Minas Gerais)

“Aqui no congresso ganhamos uma injeção de ânimo para continuar nossa luta pelas causas ambientais porque vemos outros como nós que estão lutando também”
Rogério Santos (Professor do Ensino Médio)

Confira algumas fotos do evento: