DESCARTE RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Na última segunda-feira, 19/08/2019, a integrante do Programa Escola Verde (PEV), Nathália Gonçalves, realizou a divulgação, através de distribuição de panfletos e conversas, das informações sobre o descarte adequado de medicamentos.

As ações ocorreram nos corredores e salas de aula da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina-PE, e impactaram aproximadamente 80 pessoas.

Poucas pessoas sabem, mas o descarte de medicamentos não pode ser feito no lixo comum, pois possuem diversas substâncias químicas e biológicas que podem afetar a saúde ambiental e das pessoas. A forma como armazenamos os medicamentos, o que devemos descartar após o final do tratamento, onde podemos ou não jogar, tudo isso faz parte desse tema que deve ser amplamente discutido pelas pessoas.

Os medicamentos fora do prazo de validade ou que não estão mais em uso devem ser descartados junto às farmácias, hospitais e postos de saúde que possuem logística reversa para estes produtos. Além do fato de que medicamentos guardados em casa podem influenciar no aumento da frequência da automedicação.

Uma das pessoas que foi envolvida na atividade foi a estudante Laura Gonçalves que contou ter achado a atividade de extrema necessidade e importância, já que possibilitou que, além dos estudantes, essa mensagem pudesse ser transmitida para fora da universidade, visto que quem aprende sobre poderá difundir o assunto em suas residências, com amigos e parentes.

Nathália também relatou que, com essa atividade, buscou atrelar o seu curso, Farmácia, às ações realizadas pelo programa e, por esse motivo, escolheu este assunto para desenvolver. “O panfleto aborda alguns danos que esses medicamentos podem causar bem como ações que podemos desenvolver para evitar essa situação”, explicou.

Por Juliana Almeida

Categoria: Coleta Seletiva