O PERIGO DOS AGROTÓXICOS PARA A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE

Utilizados em larga escala desde a “Revolução Verde” na década de 60, os agrotóxicos apresentam um grande desafio para os países, devido aos seus efeitos prejudiciais à saúde humana e na degradação do meio ambiente. Nações desenvolvidas criaram políticas para restringir o uso desses defensivos agrícolas e se aproximam de uma solução para o problema. O que não acontece nos países em desenvolvimento, que permitem o uso quase que irrestrito dessas substâncias químicas.

O Brasil é considerado o campeão mundial no uso de agrotóxicos, segundo dados da ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 64% dos alimentos no Brasil são contaminados por pesticidas.

Com a intenção de promover o debate a reflexão sobre a questão e apresentar alternativas ecologicamente corretas, o Programa Escola Verde (PEV) realizou um conjunto de atividades com estudantes da Escola Municipal Celso Cavalcante, localizada no Distrito Mandacaru I, em Juazeiro (BA).

As ações ocorridas no dia 25,  reuniu 115 alunos, os quais puderam aprender sobre o risco que os pesticidas representam à saúde humana e ao meio ambiente, tanto por meio da contaminação dos alimentos como no manuseio desses produtos tóxicos.

Durante as atividades foi exibido vídeo, palestra, debate e apresentação do mascote Pevenildo, que vestido com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) demonstrou as maneiras mais seguras de manusear estes produtos.

Participaram das atividades, os integrantes do PEV, Elisio Costa, Camila Castro, Samuel Amorim, com a colaboração dos alunos de ciências sociais, Hélder, Larissa e Priscila, além da estudante de direito da UniFavip, Carla Camylla que tirou as fotos do evento.

Categoria : Cuidados com os Agrotóxicos