INCENTIVO À COLETA SELETIVA NA UNIVERSIDADE

Um dos graves problemas ambientais da atualidade é a imensa quantidade de lixo produzido diariamente pelas pessoas. No Brasil estima-se entre 800 gramas e 1 quilo de lixo por pessoa produzido diariamente. O que significa quase 400 mil quilos de rejeitos sólidos diariamente apenas nas cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA.

Quase a totalidade destes rejeitos não recebem qualquer tratamento, uma parte ainda seque tem destinação adequada e costuma ser deixada em terrenos baldios, córregos e áreas periféricas das cidades, tornando-se um grave problema social, pois constituem um potencial foco de doenças e degradação do meio ambiente.

Com o propósito de contribuir para a promoção da Coleta Seletiva como um hábito cotidiano de professores, funcionários, alunos e familiares, o Programa Escola Verde promoveu uma série de ações para incentivar a prática da Coleta Seletiva na Universidade Federal do Vale do São Francisco, através de distribuição de panfletos, afixação de cartazes e conversas com as pessoas em corredores, salas de aula e outros setores da Univasf, falando sobre esta ação na instituição.

As atividades ocorreram nos dias 13 e 14 de Março nos Campi da Univasf de Petrolina-PE  e Juazeiro-BA e impactaram cerca de 200 alunos e professores.
De acordo com Jamerson Gabriel, estudante de Engenharia Elétrica do 4º período, “este tipo de intervenção tem uma importância inestimável, pois mostra o impacto positivo que cada um de nós pode causar ao realizar pequenos atos como o de separar materiais corretamente”, declarou.

Categoria: Coleta Seletiva.