200 PESSOAS FAZEM LIMPEZA SIMBÓLICA DO RIO SÃO FRANCISCO E IMPRENSA NACIONAL REPERCUTE A AÇÃO

A mobilização ecológica de estudantes, professores, atletas e banhistas para limpar o Rio São Francisco foi notícia na imprensa nacional, nesta quinta-feira (4). O programa ‘Bem Estar’, o ‘Jornal das Dez’ da Globo News, além do ‘Bom Dia Pernambuco’, destacaram a ação realizada na Ilha do Fogo, que recolheu 200 kg de lixo nas margens e no fundo do rio.

O Movimento organizado pelo Programa Escola Verde homenageou o Dia Mundial da Natureza, Dia Mundia dos Animais e Dia do Rio São Francisco, comemorados hoje.

Na cobertura, os jornalístas exibiram a coleta de 20 sacos de metais, plásticos, vidros e outros resíduos, feito por 200 voluntários mobilizados pelo PEV. Os trabalhos começaram às 8h, com uma trilha ecológica, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro (BA) e prosseguiram na ilha, com o multidão de limpeza e uma caiacada ecologica com o Grupo de Paracanoagem da Univasf, Corpo dos Bombeiros/PE e Associação Petrolinense de Atletismo (APA).

As ações também contaram com a parceria do IF-SERTÃO Pernambucano, Escolas da Educação básica, Unimed Vale do São Francisco, UNEB, Univasf e Empresa Joalina.

“A ação de hoje se soma a outros eventos que já realizamos anteriormente e faz parte de um projeto maior, em que levamos às escolas e comunidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) atividades de Educação Ambiental, como: produção de hortas agroecológicas, visitas técnicas, arborização, oficinas de reciclagem, dentre outras temáticas”, explicou o coordenador da mobilização, Paulo Ramos, que é professor da Univasf.

O acadêmico disse estar satisfeito com a importância dada pelos meios de comunicação à temática ambiental. Ele lembrou que, além da imprensa nacional, blogs, portais e as rádios da região “abraçaram a causa”. “Isso demonstra que está havendo uma maior compreensão por parte das pessoas sobre os impactos causados pela diminuição das águas do Rio São Francisco, poluição e degradação das nossas matas ciliares”, concluiu.