Saúde sexual é discutida por adolescentes de Juazeiro

Segundo uma pesquisa do Programa de Sexualidade da Universidade de São Paulo (USP), os brasileiros iniciam a vida sexual a partir dos 13 anos. A maior parte jovens, no entanto, não se previnem, ficando sujeitos a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Um outro drama que assombra o sistema público de saúde é a gravidez na adolescência. Em pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, no Nordeste, a Bahia lidera o ranking das mães com idade entre 10 e 19 anos.

Com o objetivo de provocar reflexões sobre o tema e promover a Saúde Ambiental no Colégio Estadual Cecílio Mattos, em Juazeiro (BA), os integrantes do Projeto Escola Verde, Ana Hulle, Aline Daiana, Ariel Falcão, Yasminne Tauana e Renivaldo Dias, desenvolveram junto a 235 alunos atividades sobre Saúde Sexual, em que envolveram palestras, rodadas de conversas, exibição de vídeos, apresentação de slides e distribuição de material informativo.

Nesta quarta-feira (1.08), O PEV estimulou aproximadamente 60 alunos a responderem perguntas e a tirarem dúvidas ou curiosidades sobre o assunto. Num formato descontraído, o Programa buscou sensibilizá-los sobre o sexo seguro.

Já no dia 31.07, mais 25 estudantes participaram da iniciativa. Na ocasião, os adolescentes foram sensibilizados sobre a importância da prevenção sexual afim de evitar a gravidez indesejada ou doenças/infecções sexualmente transmissíveis.

Dias antes (25.07), outro grupo, com 120 alunos, também participou das atividades de Saúde Ambiental, através de dinâmicas, filmes didáticos e relatos sobre experiências reais de adolescentes que se tornaram pais ou contraíram DSTs e IST.

Por Beatriz Granja
Confira nas imagens