Matemática Ambiental aproxima cálculos da vida real

A Matemática quase sempre foi um “bicho de sete cabeças” para as pessoas. Geralmente é a disciplina que os alunos encontram mais dificuldades em sala de aula. A aversão a ela é tão comum que ganhou um nome: a matofobia.

Para ajudar a por um fim nisso, desconstruindo a imagem que os estudantes têm sobre os cálculos e incorporando ao estudo temas de relevância socioambiental, o Programa Escola Verde promoveu atividades junto a 93 alunos de duas escolas públicas de Petrolina (PE).

Buscando desenvolver as aulas de forma atraente e contextualizada à vida dos educandos, os integrantes do PEV, Breno Costa, Matheus Bonfim e Talita da Mota, exibiram vídeos educacionais, apresentaram slides, ministraram palestras, incentivaram o debate entre os adolescentes e fizeram a entrega de material informativo.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

A Escola de Referência Jornalista João Ferreira Gomes foi uma das participantes. No último dia 27.04 (sexta-feira), cerca de 40 estudantes de 1º ano do Ensino Médio foram impactados pela atividade de Matemática Ambiental. Alunos que não eram tão bons na disciplina tiveram a oportunidade de vê-la com outros olhos.

No dia 13.04, a ação mobilizou 53 alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos/ CAIC. Na ocasião, eles se dividiram em equipes para compartilharem conhecimentos, solucionando os cálculos matemáticos e refletindo sobre os problemas socioambientais vivenciados.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: