Higiene Ambiental como estratégia de promoção da Saúde

O esgoto a céu aberto, a água não tratada, o descarte inadequado do lixo e a falta de práticas básicas de higiene como a lavagem das mãos são apontadas como algumas das principais causas para a disseminação de microorganismos, com as bactérias multirresistentes da Legionella pneumophila, que pode levar a morte.

Os cuidados e prevenção – em ações contra a queimada urbana, descarte inadequado de resíduos sólidos e água parada – é o que deve ser incentivado. Por esse motivo, membros do Programa Escola Verde fizeram uma série de visitas à Escola Municipal Eliete Araújo, em Petrolina (PE), para sensibilizar cerca de 80 alunos e professores sobre a necessidade de se praticar Saúde e Higiene Ambiental.

Durante as atividades, coordenadas pelas integrantes do PEV, Fernanda Torres, Letícia Cunha e Roberta Martins, os estudantes assistiram a vídeos temáticos, receberam material informativo e participaram de palestras e debates. As representantes do PEV orientaram-nos sobre doenças infecto-parasitárias, locais de proliferação, consequências e como evitá-las.

Em visita mais recente, no dia 22.03, o PEV apresentou a temática para 49 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental.  As orientações chamaram a atenção da aluna Juli, de 12 anos. “A atividade foi muito boa porque aprendi sobre as poluições e como isso é ruim para nossa saúde”, afirmou.

No dia 16, outros 29 alunos e uma professora da Escola Eliete Araújo já tinham recebido dicas sobre higiene ambiental. Estudantes do 6º ano, alguns jovens não deixaram a atividade encerrar sem que deixassem seus comentários:

“Adorei a atividade, espero que tenha mais”, ressaltou o pequeno Júnior, de 10 anos.
“Gostei muito das explicações, porque nos ajuda a saber das doenças e do meio ambiente”, completou Clara, também de 10 anos.
Por Jacó Viana
Confira as imagens: