Sensibilização dos estudantes sobre a degradação da Caatinga

Você sabe qual bioma brasileiro só existe no Brasil? E quais as principais características da fauna e flora existentes nele?
Esquipes de Educação Ambiental do Programa Escola Verde estiveram em duas escolas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) com a proposta de apresentar a biodiversidade da Caatinga, sensibilizando mais de 100 alunos e professores para os cuidados e preservação.

As iniciativas começaram nas salas de aula, onde as palestras, vídeos e slides abordaram questões como degradação, diversidade das espécies, fisiologia, comportamento, ameaça de extinção e as particularidades do bioma. E prosseguiu com a entrega de panfletos informativos que conscientizavam sobre a economia de água e luz, limpeza e manutenção do banheiro, cuidados com o lixo, dentre outros.

Durante as atividades, a curiosidade sobre a região e o meio ambiente tomou conta dos estudantes, que ficaram atentos às palestras do PEV.
CONHEÇA O BIOMA

Considerado o único bioma integralmente brasileiro, a Caatinga constitui cerca de 10% do território nacional, sendo rico em diversas espécies animais e vegetais endêmicos (somente existem nessa região). Segundo levantamentos, sua fauna é composta por aproximadamente 590 aves, 170 mamíferos, 50 anfíbios, 240 peixes, 170 répteis e 80 espécies de anfíbios.

De acordo com outro estudo, do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 80% da Caatinga já foram alterados, o que leva este bioma a ser considerado um dos mais degradados do mundo, com desaparecimento de várias espécies de animais e plantas, gerando, consequentemente, um desequilíbrio no ecossistema.

ESCOLAS PARTICIPANTES

Nesta sexta-feira (16/03), as atividades de sensibilização ocorreram no Colégio Estadual Hildete Lomanto, em Juazeiro. Cerca de 30 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental aprenderam a importância de conhecer e respeitar o meio ambiente, na busca pela diminuição dos impactos negativos no ecossistema.

Lideraram essas ações, os integrantes do PEV, Flávia Medrado, Luis Pio, Kauê Moura e Otaviano Novais.

Já no último dia 13, a temática foi discutida com aproximadamente 70 alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio da Escola Padre Luiz Cassiano, em Petrolina. Lá eles participaram das atividades propostas e reconheceram a importância de se envolverem mais com o tema, a exemplo da estudante Carla Patrícia. “A palestra foi de grande valia, pois precisamos saber e ter mais conhecimento da riqueza do nosso bioma”, disse.

Nesta escola, as ações foram coordenadas pelos membros do Projeto, Carla Caroline e Breno Costa.

Por Jacó Viana

Confira as imagens: