Contra desperdício, PEV realiza ação de Arte Ambiental no Mercado do Produtor

As 41 mil toneladas de alimentos jogadas no lixo todos os anos no Brasil causam reflexão e incentivam várias iniciativas no país, muitas a fim de dar novos destinos aos produtos “feios” ou estragados. Este é o caso da equipe temática de Arte Ambiental do Programa Escola Verde, que nesta quinta-feira (15/03) realizou uma intervenção no Mercado do Produtor em Juazeiro, BA.

Segundo um relatório do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas, cerca de 795 milhões de pessoas no mundo todo não têm alimentos suficientes para levar uma vida saudável e condigna. Mesmo assim, no Mercado do Produtor se encontra facilmente frutas estragadas jogadas no chão, sem reaproveito.

Estas informações chegaram há tempo à consciência dos membros do PEV, como Deise Oliveira, Junior Belarmino, Aline Daiana, Ítalo Áquila e Léo Santana, que nesta quinta-feira decidiram recolher imagens do comércio hortifrutigranjeiro da cidade baiana para a elaboração de um vídeo documental.

Durante a filmagem do documentário, a equipe também se deparou com o esgoto misturado aos rejeitos orgânicos. A previsão é de que os vídeos com o conteúdo gravado seja liberado em breve. Com esta iniciativa, os alunos visam denunciar a quantidade de alimentos jogados fora, as consequências econômicas, sociais e ambientais, e, principalmente, sensibilizar comerciantes do Mercado do Produtor, estudantes e a população de que esta comida pode ser reutilizada para alimentar animais, economizar rações, usá-la como fertilizantes, entre outros.
Por Jacó Viana
Confira as imagens: