Conhecer o habitat das abelhas e entender mais sobre as diferentes espécies que existem na Caatinga, suas características e importância no processo de polinização. Com estes objetivos, estudantes do Núcleo Temático (NT) e do Programa Escola Verde (PEV) visitaram, na manhã de sábado (24/02), o meliponário do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro, BA.
O apiário se encontra sob os cuidados do professor Gilvan Santos, que, durante a incursão, falou ainda sobre a produção de cera e mel, das atividades com abelhas na região do Vale do São Francisco e Chapada do Araripe, além de ter apresentado a horta do colégio, que cultiva plantas frutíferas e algumas árvores da Caatinga.
Durante a visita, houve um momento de contato com as abelhas Melipona mandacaia, conhecida popularmente como Mandaçaia. Lá, os alunos conheceram a estrutura interna da caixa dos apídeos, os potes de cera e o disco de cria (onde ficam as larvas). Os membros do PEV/NT também ouviram alguns relatos pessoas do professor Gilvan em relação as suas atividades com os insetos e o meliponário.
Participaram da atividade, os estudantes do Núcleo Temático, Giovanni Oliveira, Ítalo Pires, Paula Feitosa, Iago Motta, Leonardo Feitosa, Madalena Machado, Sidney Nunes, Marco Aurélio; e os do PEV, João Rafael, Aline Daiana, André Morais e Licia Lopes.
E, para encerrar a visita, foi produzido um vídeo o qual os alunos gravaram depoimentos sobre suas experiências no meliponário do Colégio Rui Barbosa, comentando como a iniciativa serviu de aprendizagem e sensibilização quanto às ações futuras de cada participante.
Por Jacó Viana
Confira as imagens:
Sobre nós
O Projeto Escola Verde é um movimento social de mobilização e transformação pedagógica e colaborativa de escolas e comunidades no enfrentamento dos problemas socioambientais.Av. Antônio Carlos Magalhães, n°510, Sala Verde - Country Club, Juazeiro / BA -
CEP 48.902-300, Tel: (74) 2102-7660
E-mail: escolaverde@univasf.edu.br / eainterdisciplinar@gmail.com
Torpedos
1. PEV já mobilizou diretamente mais de 80 mil pessoas, apenas na região do Vale do São Francisco, em seis anos de existência.
2. CNPq aprova Projeto de Pesquisa do PEV nas escolas da Educação Básica.
3. Projeto Escola Verde é aprovado em 1º lugar no IF-Sertão Pernambucano, em Edital de Extensão.
4. PEV aprovou 12 trabalhos na Mostra de Extensão, 10 trabalhos na Semana de Ciências Sociais, 5 trabalhos na SBPC nacional, 21 na SBPC local, 12 no Workshop de Educação Ambiental, 2 na Sebiovasf e 3 no Congresso Nacional de Gestão Ambiental. Veja alguns dos link1 e link2.
5. Parceria do PEV com a Revalle possibilita doação de Pneus para reciclagem nas escolas da região do Vale do São Francisco.
6. Prefeitura de São Raimundo Nonato (PI) encampa o desenvolvimento do PEV nas escolas do município.
7. Professores de Casa Nova (BA), Santa Maria da Boa Vista (PE) e Uauá (BA) se articulam para desenvolver o PEV em seus municípios.
8. PEV possibilita que 6 de seus estagiários participem do Programa Ciência Sem Fronteiras.
9. Viveiro do PEV está recebendo doações de mudas e sementes.
10. PEV recebe prêmio de Referência em Inovação e Criatividade na Educação Básica, do Ministério da Educação. Agora o PEV faz parte do Mapa da Inovação .
11. PEV foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Ensino da Univasf. O Projeto agora está registrado também na Pró-Reitoria de Ensino.
12. Campanha pelas 8000 curtidas no Facebook do PEV . Participe, convide seus amigos!
13. PEV concorre com todas as grandes instituições do Brasil e é aprovado em 1º lugar na linha de Educação Socioambiental, pelo Programa de Extensão(PROEXT) do Ministério da Educação. Uma forma de reconhecimento do nosso trabalho.
14. Agora o PEV está sendo comentado na comunidade internacional. Veja a notícia publicada no blog do Instituto Ecofuturo .
15. PEV instala Pontos de Coleta de Pilhas e Baterias nos Campi da Univasf de Petrolina-PE, Juazeiro-BA e CCA.
16. Comissão de Coleta Seletiva da UNIVASF agora trabalhar em parceria com o PEV.
17. PEV está recebendo estagiários de instituições de ensino superior da região do Vale do São Francisco.
18. Em Dezembro de 2018 o PEV realiza o IV COBEAI, evento de grande repercussão regional e abrangência nacional.
19. PEV retorna as primeiras escolas visitadas pelo projeto em anos anteriores, para conferir a continuidade das atividades de Educação Ambiental e reforçar a necessidade de Ambientalização das instituições, para a sustentabilidade das ações.
20. Projeto retoma parceria com as Prefeituras de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, para atuação nas escolas municipais.
21. PEV e Compesa definem pontos para parceria, a fim de promover o reuso e uso responsável da água, cuidados com o saneamento básico e descarte adequado do óleo de cozinha.
22. Sala Verde da UNIVASf/Juazeiro recebe pintura estilizada realizada pelos integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental (NUTEAI).
23. Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar conta com 70 alunos matriculados para colaboração com as ações do PEV.
24. Teatro de Fantoches do PEV tem peças e personagens desenvolvidos por alunos do Núcleo Temático.
25. Pesquisas do PEV em 2017 revelam quadro preocupante de problemas socioambientais e dificuldades na promoção da Educação Ambiental nas escolas da região do Vale do São Francisco. Veja mais informações na Aba de Pesquisa do site.
26. Agora PEV tem abrangência nacional através do Movimento Escola Verde, e já conta com mais de 300 instituições com cadastro aprovado. Ainda neste semestre deverá liberar um novo lote de instituições aprovadas. Aguarde.
27. PEV tem Marca Registrada aprovada pelo INPE, com o propósito de manter unidade em sua formação, metodologia e estrutura em todo território nacional
.
Projeto Escola Verde. © Todos os direitos Reservados