PEV colabora com captura e traslado de abelhas

O Programa Escola Verde (PEV) foi ao bairro Piranga, no município de Juazeiro (BA), no último dia 09/11, para fazer a captura de um enxame de abelhas que estaria preocupando os moradores. Com as queimadas e invasões humanas a sua área nativa – as matas – aumentou bastante a incidência de colmeias que procuram nas cidades alimento e abrigo.
 
Durante a ação, Marcelo e Licia Lopes, identificaram as abelhas: Apis Mellifera (com ferrão ), comumente conhecida como Abelha-europeia,  que estavam nidificadas em uma árvore exótica (Nim). Eles, então, fizeram o resgate e o traslado delas para  um apiário na zona rural de Sobradinho. Lá, foram colocadas em baixo de um pé de umbuzeiro, planta nativa da Caatinga.
 
As ações ocorreram em parceria com o Projeto Abelha Viva e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.
 
Na ocasião os participantes orientaram os moradores e buscaram manter a calma e segurança dos mesmos, a fim de evitar incidentes e preservar, também, as próprias abelhas, que são muito importantes para todo um ecossistema.
 
De acordo com Lícia, integrante do PEV, na área urbana, geralmente elas se alojam em forros, imóveis antigos ou abandonados e em árvores de quintais. “Nesses casos, o ideal é não mexer com o enxame e procurar ajuda de profissionais”, explicou.
 
Por Jacó Viana
 
Confira as imagens: