‘Preservação dos recursos hídricos’ é tema de atividades desenvolvidas pelo PEV em escola de Juazeiro

A barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, é uma das maiores do Nordeste, abastece milhares de pessoas no Vale do São Francisco e tem capacidade para armazenar 34 bilhões de metros cúbicos de água. Limitado a 5% do volume total, hoje o lago artificial está com níveis muito abaixo de sua potencialidade. Isso é reflexo da estiagem prolongada que atinge a região. Quem precisa da água para produzir ou até mesmo fazer uso doméstico está bastante preocupado.

Foi por esse motivo que os integrantes do Programa Escola Verde (PEV) e do Núcleo Temático de Educação Ambiental, Professora Maria José Varjão, Thayllen Emidio, Ivana Lima, Olivanildo Frazão e Lara Coelho, fizeram do tema ‘Preservação dos recursos hídricos’ a discussão principal junto aos estudantes do EJA do Colégio Estadual Rui Barbosa, no bairro Santo Antônio, em Juazeiro (BA).

As ações contaram com a participação de cerca de 40 alunos e professores e consistiu em exibição de vídeos, palestra e um debate crítico entre os participantes.

A crise hídrica que afeta regiões do Nordeste é exemplificada com o próprio lago de Sobradinho. Com as chuvas fracas e irregulares, as árvores que ficavam submersas voltaram a aparecer e muitos bancos de areia surgiram no leito do Rio São Francisco. De acordo com a coordenação do PEV, outras escolas de Petrolina (PE) e Juazeiro ainda receberão a visita de membros do Projeto com o objetivo de sensibilizá-las sobre o assunto.