Alunos e professores fazem Visita Técnica ao Parque Zoobotânico

Mamíferos, anfíbios, répteis e aves. Muitos deles resgatados de cativeiros, maltratados, atropelados ou abandonados. A maioria impossibilitada de retornar ao seu habitat natural, recebe no Parque Zoobotânico os cuidados e os carinhos necessários para recuperação.

Foi buscando expor essa realidade para cerca de 80 alunos e professores de duas escolas públicas de de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que integrantes do Programa Escola Verde (PEV) promoveram uma Visita Técnica ao Parque Zoobotânico.

O Parque fica localizado no 72º Batalhão de Exército, no município pernambucano, e possui centenas de animais e plantas nativas da Caatinga, recebendo várias visitas acadêmicas e familiares durante o ano.

As observações feitas in loco desses animais partem dos temas trabalhados em sala de aula pelos professores. As atividades do PEV tiveram a colaboração dos gestores e professores das duas escolas.

As visitas ocorreu tiveram como objetivo principal sensibilizar os estudantes e professores da necessidade de preservação das espécies da fauna local. Estiveram à frente da ação, os membros do PEV, Mariana Macario, Aylla Raquel, Isa Mariana e André Morais.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 5/10 ocorreu a visita de cerca de 30 alunos e professores do Colégio Estadual Rotary Club, no bairro Alto do Cruzeiro.

No dia 3/10 visitaram o parque aproximadamente 50 alunos e professores do 8º Ano, da Escola Estadual Joaquim André, em Petrolina. Eles tiveram contato direto com animais, como jiboia, macacos, suçuaranas, jacarés e pássaros; além de plantas nativas da Caatinga.

A peculiaridade de alguns animais chamou bastante atenção, como afirma o estudante Yuri (12 anos), “quando entramos, fomos bem-recebidos pela tenente e bióloga Geisa; e o que eu mais gostei foi a cobra e o Jacaré. A cobra estava trocando de pele, gostei muito”, declarou.