CEGUEIRA AMBIENTAL

Uma intervenção de Arte Ambiental chamou a atenção para a Cegueira Ambiental que vivemos, mergulhados no mar do consumismo e cercados de artificialidades.
 
A ação ocorreu neste sábado (09/09/2017) e foi desenvolvida pelos integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental, do Programa Escola Verde, Evanilde Benedito, Junior Belarmino e Leidinar Oliveira, juntamente com os estudantes do Curso de Arte Ambiental.
 
Não vemos a poluição que causamos, os riscos que estamos expostos, a escassez acelerada dos recursos, ou a degradação gerada da ganância.
 
Até mesmo muitas árvores que abraçamos e buscamos abrigo são produtos artificiais da ação humana, como os Eucaliptos existentes no Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro-BA, e em muitos locais do Brasil.
 
O Eucalipto, assim como o Nim, a Algaroba e o Ficus são espécies exóticas que tornaram-se uma febre nos processos de arborização urbana e rural nas últimas décadas, apesar das polêmicas geradas sobre os desequilíbrios e prejuízos para as espécies nativas. Ao passo em que a rica flora do nosso bioma continua tão desconhecida como desvalorizada.
 
Estamos cegos para nossos próprios problemas. Estamos cegos para nossos potenciais e riquezas.