Preservação das Abelhas

Alunos e professores de duas escolas e membros da comunidade local foram sensibilizados sobre a importância ecológica, social e econômica das Abelhas, através de atividades do Programa Escola Verde que mobilizaram em torno de 50 pessoas no município baiano de Juazeiro.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, distribuição de panfletos, demonstração in loco de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para manuseio dos insetos; bem como captura de abelhas e destinação para o Apiário do município.

As ações ocorreram em parceria com o Projeto Abelha Viva e com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Lícia Lopes, Profa Maria José Varjão, Jeise Jatobá, e os alunos do Núcleo Temático de Educação Ambiental, Mauro Moreira, Luciano Pereira, William Junior, Alex Bruno, Maria de Lara, Thatiane Santos, Vitor Miranda, Brendo Araujo, Jan Bruno e Thayllen Emidio.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Nesta quarta-feira (23/08/2017) o PEV realizou atividades de sensibilização na Escola Guiomar Lustosa, oportunidade em que foram destacadas as contribuições das abelhas para ao equilíbrio ambiental com a polinização da plantas, para a indústria farmacêutica, de cosméticos e alimentícia.

No dia 16/08 a equipe do PEV esteve mobilizando alunos e professores da turma do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Rui Barbosa.

Para o aluno Marcos Vinicius, foi importante perceber que “as abelhas são muito importantes e devemos preservar. Ajuda muito nos alimentos, como vimos no vídeo. Elas são importante porque ajuda na produção do maracujá, acerola”, observou.

De acordo com o estudante Vinicius Ednaldo, “a atividade foi muito informativa pela apresentação das abelhas, a produção do mel e geleia real. Esse tipo de conhecimento a gente leva para o resto da vida”, garantiu.

CAPTURA DAS ABELHAS

Dia 29/07, o PEV também colaborou, através de sua representante Lícia Lopes, para a captura de um enxame que estava alojado numa residência na área periférica de Juazeiro. O enxame foi resgatado com sucesso e as abelhas foram levadas para o apiário do município.