SOS Velho Chico

Em um protesto bastante criativo e que chamou a atenção da população, integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar e do Programa Escola Verde desenvolveram uma obra de Arte Ambiental junto a estátua do “Nego d’água”, no município baiano de Juazeiro, denunciando a seca e degradação do Rio São Francisco.

Com madeiras, pedras, pedaços de cano e outros objetos recolhidos no próprio local, os participantes criaram uma obra de arte para chamar a atenção da população para o grave problema do Velho Chico, que tem seu nível cada dia mais baixo e suas águas cada vez mais poluídas.

A escultura Nego D´Água, do artista plástico Ledo Ivo, possui 12 metros de altura e costumava ficar parcialmente coberta pela água do Velho Chico; mas agora a água fica a vários metros de distância deste monumento.
A intervenção ocorreu nesta terça-feira (18/07/2017) e contou com a participação de Evanilde Benendita, Genivaldo Junior e Leidinar Batista, além de cerca de 20 alunos e professores do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Norte Baiano (CEEP).

Para o aluno Daniel Mota, ” o trabalho me deixou bastante curioso e me chamou atenção, pela situação de calamidade que o rio está passando; o rio está sofrendo e a intervenção serve para alertar as pessoas o tanto que elas gastam água e o tanto que elas consomem sem necessidade. E a nossa região é muito rica na questão da agricultura, grandes irrigações, e às vezes agem irresponsavelmente, na questão do rio. Eles puxam, puxam, puxam a água e o volume vai baixando, não tem a iniciativa de fazer uma intervenção para reflorestar as margens do rio e assim diminuir o nível de assoreamento”, declarou inconformado.