Escolas realizam visita técnica socioambiental

Duas escolas públicas do Vale do São Francisco realizaram Visitas Técnicas à instituições socioambientais da região. Aproximadamente 90 alunos e professores participaram das atividades.

Foram visitados o Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA), localizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e a Usina da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), localizada em Sobradinho-BA.

As visitas técnicas organizadas pelo Programa Escola Verde têm o objetivo de levar aos visitantes informações e conhecimentos das ações ambientais desenvolvidas pelas instituições visitadas, sensibiliza-los e compromete-los com a preservação socioambiental, instigar nos alunos o gosto pela vida acadêmica e a pesquisa científica, além de possibilitar a experiência práticas dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

As visitas foram acompanhadas pelos integrantes do PEV, Alexandre Menezes, Jamile Lemos, Alexandra Martins, Eric Fernandes e Débora Borges; além de técnicos das instituições visitadas.

CEMAFAUNA

Nesta terça-feira (27/09/2016) cerca de 50 alunos e professores da Escola São Domingos Sávio, localizada em Petrolina-PE, visitaram o Cemafauna, oportunidade em que participaram de exibição de vídeo, palestra, contato com uma serpente viva, bem como visita ao Museu da Fauna da Caatinga, onde puderam conhecer in loco vários animais da região ameaçados de extinção.

De acordo com a Gestora da escola, Lúcia Santos, “o Projeto Escola Verde está de parabéns pelas iniciativas voltadas para as causas ambientais, principalmente as visitas, onde encontramos uma oportunidade de colocarmos os nossos alunos numa situação onde aplicamos na prática as teorias de sala de aula”, observou.

USINA DA CHESF

No dia 21/09 alunos e professores do 1º e 2º Anos do Ensino Médio, da Escola Polivalente Américo Tanuri, localizada em Juazeiro-BA, realizaram visita técnica à usina hidrelétrica de Sobradinho-BA, ocasião em que conheceram a sala de máquinas, geradores, lago, barragem e vários outros equipamentos usados na produção de energia.

Os visitantes também puderam conferir de perto o baixo nível das águas do lago, atualmente em situação crítica, com apenas cerca 40% de sua capacidade.

Na opinião da aluna Bruna Silva, “é imprescindível ter uma melhor compreensão sobre a estrutura da Chesf, pois representa uma das mais importantes redes de transmissão de energia elétrica em alta tensão do Brasil e do nordeste”, comentou.

Confira algumas imagens: