Hortas Escolares Agroecológicas

O Programa Escola Verde plantou mais algumas sementinhas de Esperança ao desenvolver atividades de Hortas Agroecológicas com cerca de 120 alunos e professores em três escolas públicas do Vale do São Francisco.

As ações consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes em locais estratégicos das escolas, distribuição de panfletos e atividades práticas de preparação do terreno e semeadura de legumes e hortaliças, tais como coentro, alface, rúcula, espinafre, dentre outros.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Dulcinéia Rios, Maria Andrade, Elisio Leles, Jamile Lemos, Matheus Henrique, Giovânia Sá, Vanessa Sena e Neemias Silva.

ESCOLAS MOBILIZADAS

No dia 24/08/2016 cerca de 30 alunos e professores do 5º Ano da Escola Estadual São José, localizada na área rural de Petrolina-PE, participaram de atividades preparatórias para a implantação da horta na escola nas próximas semanas.

De acordo com a aluna Raissa Santos, “foi muito importante receber informações sobre como desenvolver uma horta que vai ajudar numa alimentação mais saudável na escola”, defendeu satisfeita.

Dia 19/08 a equipe do PEV esteve mobilizando 50 alunos e professores em atividades práticas para o desenvolvimento da Horta da Escola 24 de Fevereiro, localizada no município de Sobradinho-BA.

Para a aluna Sofia Santos, a atividade foi “muito legal. Aprendi a plantar e cuidar das plantas e horta. Foi uma ótima experiência e estou muito feliz por essa ação. Essa nossa turma é nota 11”, garantiu.

Outra instituição mobilizada para desenvolvimento da horta no futuro próximo foi a Escola Rotary Clube, localizada em Juazeiro-BA, no dia 10/08, oportunidade em que cerca de 40 alunos e professores do 9º Ano foram sensibilizados e instruídos quando aos benefícios e importância da criação da horta na escola.

CURIOSIDADE

Estudos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) calcula que cerca de 80% dos alimentos estão contaminados por agrotóxicos, sendo a horta agroecológica um dos mecanismos para fornecimento de alimentos orgânicos e livres de veneno para alimentação na escola.

Todavia, estudos do Projeto Escola Verde estimam que apenas cerca de 10% das instituições de ensino da região do Vale do São Francisco possuam hortas escolares.

Confira algumas imagens: