Promovendo a Coleta Seletiva nas Escolas

Implantar e desenvolver como hábito cotidiano a Coleta Seletiva é um desafio enorme das escolas e das famílias do Vale do São Francisco. Com o objetivo de colaborar para a superação deste problema, o Programa Escola Verde realizou uma série de atividades em quatro escolas públicas da região que mobilizaram, sobretudo, cerca de 250 alunos e professores.

Pesquisas do PEV apontam que cerca de 70 por cento das escolas da região não possuem tambores coloridos para a prática da coleta seletiva, e em torno de 90 por cento das escolas não praticam este hábito de maneira regular e com destinação seletiva dos rejeitos sólidos.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo sobre o tema, e foram desenvolvidas por integrantes do PEV e do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

ESCOLAS MOBILIZADAS

Nesta quinta-feira (16/06/2016) a equipe de Coleta Seletiva esteve desenvolvendo ações de sensibilização junto a cerca de 50 alunos e professores do 5º Ano e do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Nossa Senhora das Grotas, localizada em Juazeiro-BA.

Para Gabriel Silva (5º Ano), a atividade “foi boa porque ensinou a jogar o lixo na lixeira correta”, comentou.

No dia 10/06 o PEV esteve mobilizando cerca de 80 alunos e professores da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Escola Rui Barbosa (Juazeiro) para a prática da coleta seletiva.

Dia 08/06 foi a vez da Escola Antonilio de França Cardoso, também localizada no município baiano, receber a equipe do PEV para a promoção da prática da coleta seletiva.

A equipe do PEV também esteve desenvolvendo atividades de sensibilização sobre a importância e necessidade da Coleta Seletiva com aproximadamente 60 alunos e professores do 1º e 3º Anos do Ensino Médio, da Escola Marechal Antonio Alves Filho (EMMAF), localizada em Petrolina-PE, no dia 20/05..

De acordo com a aluna Ana Leticia (3º Ano), “achei importante nos dias de hoje, como esse país ainda há pessoas mal informadas, que está prejudicando nosso meio ambiente. Porém tem pessoas informadas que também não faz a sua parte”, defendeu.

Confira algumas imagens: