Saúde Ambiental do PEV sensibiliza estudantes e professores

Aproximadamente 200 pessoas, sendo elas professores, alunos e gestores, foram sensibilizados em atividades de Saúde Ambiental do PEV, em cinco escolas públicas da região do Vale do São Francisco.

Temas como alimentação saudável, uso de Agrotóxicos na agricultura local, plantas medicinais da Caatinga, higiene e saneamento ambiental foram alguns dos temas abordados nas ações.

As atividades foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV Alanna Coelho, Rafael Santos, Lariane Alaine, Milena Lemos, Maria Andrade, Wendell Santos e Elias Damasceno, e consistiram, basicamente, em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo sobre o tema.

Escola mobilizadas

Nesta quarta-feira (02/09/2015) o PEV, junto com a gastrônoma Sheila Lima, desenvolveu ações na Escola Moysés Barbosa, localizada em Petrolina-PE, sobre os perigos dos fast foods e a importância da alimentação saudável para a qualidade de vida. Cerca de 30 alunos dos 1º Anos foram sensibilizados.

De acordo com a opinião do estudante Vinícius Silva, “tenho o costume de comer fastfood e hoje vi o quanto é prejudicial. A partir de hoje vou pensar duas vezes antes de ir a esses lugares. E prometi a mim mesmo que vou dar uma chance pra as frutas e legumes orgânicos”, garantiu.

No dia 17/08 a equipe do PEV esteve realizando ações de Educação Ambiental voltadas para o uso de Plantas Medicinais, com cerca de 30 alunos e professores da Escola Professor Simão Amorim Durando, em Petrolina.

Para a aluna Mirelly Santos, a atividade “foi muito boa por que eu já conhecia muitas dessas plantas, mas não sabia para que serviam e deu para aprender um pouco”, defendeu.

Outra instituição mobilizada foi a Escola Eduardo Coelho, localizada em Petrolina, no dia 25/08, onde em torno de 60 alunos e professores do 3º Ano do Ensino Médio foram sensibilizados sobre os problemas da higiene do meio ambiente e doenças infecto-parasitárias decorrentes da falta de saneamento e cuidados.

Também no dia 17/08 a turma do 6º ano da Escola Professor Simão Amorim Durando, foi sensibilizada sobre os perigos e os cuidados no uso e ingestão de alimentos contaminados pelos agrotóxicos. Aproximadamente 40 pessoas participaram do evento.

A Escola Rui Barbosa, localizada em Juazeiro-BA, recebeu a visita do PEV no dia 25/08, no turno da noite, oportunidade em que cerca de 40 alunos e professores participaram de atividades sobre Plantas Medicinais da Caatinga, suas indicações, perigos e modos de usar. A ação foi um preparativo para a Feira de Ciência que a escola vai realizar no dia 18/09 com a temática socioambiental. A atividade foi realizada em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Ao final da atividade os presentes puderam degustar alguns tipos de chás preparados com plantas medicinais da região, como Erva Doce.

Conforme declarou a professores Maria José Varjão, “sempre acreditei no poder da natureza! A atividade foi muito esclarecedora, os alunos aprovaram e enxergaram o que será trabalhado na feira de ciências”, confirmou.

Confira algumas imagens: