Estudantes e professores mobilizados para o combate ao Aedes aegypti

Em torno de 200 alunos e professores de três escolas públicas do Vale do São Fancisco foram mobilizados pelo PEV para sensibilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pelas graves epidemias de Dengue, Chicungunha e Micocefalia que assolam o Brasil.

O PEV buscou integrar as ações aos conteúdos trabalhados nas salas de aula de forma interdisciplinar, através de exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo, além de busca ativa de possíveis foco do inseto na área interna das escolas, bem como o recolhimento de objetos que poderiam servir de criadouro do mosquito, tais como Pneus velhos, latas e garrafas Pets.

ESCOLAS MOBILIZADAS

Nos dias 13 e 06/05/2016 a equipe de Saúde Ambiental do PEV esteve desenvolvendo ações de sensibilização e busca atividade no combate ao mosquito Aedes aegypti, na Escola Polivalente Américo Tanuri, localizado em Juazeiro-BA.

Aproximadamente 120 alunos e professores do 6º, 8º e 2º Anos participaram das ações.

De acordo com a aluna Maria Clara Martins (6º Ano), a atividade “foi muito legal, pois tivemos mais informações, e aprendi que o mosquito Aedes aegypti invadiu o Recife e cada vez que ele pica mais pessoas e transmite doenças”, comentou.

Para o aluno Matheus Nascimento (2º Ano), as ações “foram ótimas e trouxe mais informações a respeito de onde veio o mosquito e como ele chegou no Brasil, e que ele veio do antigo Egito, e que também teve uma época que ele foi eliminado, mas a população cresceu e por causa da falta de cuidados o mosquito voltou a surgir trazendo doenças piores para a sociedade”, explicou.

Outra instituição mobilizada foi a Escola Joaquim André Cavalcanti, localizada em Petrolina-PE, no dia 29/04, oportunidade em que cerca de 40 alunos e professores do 6º Ano foram sensibilizados e desenvolveram prática de busca por focos do mosquito na área interna da escola.

Para o aluno Marcos Vinicius “foi uma atividade muito interessante e ajuda saber sobre os perigos do Zika, Dengue e Chicungunha”, defendeu.

No dia 27/04 o PEV esteve mobilizando alunos do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), localizado em Juazeiro-BA. Neste aproximadamente 40 alunos e professores foram sensibilizados sobre os perigos e a necessidade de combater o mosquito Aedes aegypti na escola e nas residências.

Na opinição do aluno Jair Santos (29 anos) a atividade “foi bastante interessante, foi relatado sobre a dengue, Zika e outras doenças e seus sintomas. Podemos sim combater o Aedes”, garantiu entusiasmado.

Confira algumas imagens: